Use este identificador para citar ou linkar para este item:
https://ri.unir.br/jspui/handle/123456789/2761
Registro completo de metadados
Campo DC | Valor | Idioma |
---|---|---|
dc.contributor.author | Cremasco, Bruna Oliveira de Souza | - |
dc.date.accessioned | 2019-10-16T00:05:39Z | - |
dc.date.available | 2019-10-16T00:05:39Z | - |
dc.date.issued | 2019 | - |
dc.identifier.uri | http://ri.unir.br/jspui/handle/123456789/2761 | - |
dc.description.abstract | Este trabalho tem como temática afetividade no desenvolvimento e aprendizagem na infância, cujo objetivo geral desse estudo é analisar os significados da afetividade e sua influência no desenvolvimento e aprendizagem através da fala de professores da séries inicias, e como objetivos específicos temos, compreender através da fala dos professores o conceito de desenvolvimento e afetividade; analisar a relação entre afetividade e desenvolvimento/aprendizagem; entender como os professores relacionam afetividade e o contexto de sala de aula e perceber como os professores relacionam a influência da família no desenvolvimento/aprendizagem. Quando analisamos a sociedade atual temos percebido o que parece ser um esvaziamento relativo às questões afetivas, no passar dos anos podemos observar uma crise social. Nessa perspectiva se destaca a importância de estimular a afetividade em todos os contextos e instituições, principalmente aquelas que são as mais influentes, a familiar e escolar, a familiar por ser o nosso primeiro contato com o afeto e a nossa primeira formadora de cultura e a escola e a figura principal o professor, hoje o segundo ambiente onde o sujeito mais passa o seu tempo e é um importante formador critico, há um importante elo entre os aspectos cognitivos e afetivos, a afetividade como fator fundamental na relação entre sujeitos, relação que deve ser baseada em respeito mútuo, autonomia e compreensão para a formação de cidadãos plenos. Por isso foi realizada uma revisão bibliográfica com teóricos que compreendem o tema Afetividade, que resultou em uma pesquisa a campo, onde foi aplicado questionários semiestruturados para professores de series iniciais da cidade de Vilhena-RO, para que compreendamos a visão que o professor tem sobre a afetividade e suas influências no desenvolvimento e aprendizado das crianças. Através desta pesquisa verifica-se que a família e escola como a instituições que as crianças vivem, devem propiciar um ambiente saudável, agradável, onde ele sinta prazer em estar e possa desenvolver-se plenamente e que a afetividade tem influência em como a criança desenvolve e aprende. | pt_BR |
dc.description.provenance | Submitted by Marcelo Cardoso (marcelo.garcia@unir.br) on 2019-10-15T20:53:37Z No. of bitstreams: 1 TCC Versao Final#.pdf: 645998 bytes, checksum: 1aa8de24be31d0e57684a9c16e10b2f3 (MD5) | en |
dc.description.provenance | Approved for entry into archive by Marcelo Cardoso (marcelo.garcia@unir.br) on 2019-10-16T00:03:53Z (GMT) No. of bitstreams: 1 TCC Versao Final#.pdf: 645998 bytes, checksum: 1aa8de24be31d0e57684a9c16e10b2f3 (MD5) | en |
dc.description.provenance | Approved for entry into archive by Marcelo Cardoso (marcelo.garcia@unir.br) on 2019-10-16T00:05:39Z (GMT) No. of bitstreams: 1 TCC Versao Final#.pdf: 645998 bytes, checksum: 1aa8de24be31d0e57684a9c16e10b2f3 (MD5) | en |
dc.description.provenance | Made available in DSpace on 2019-10-16T00:05:39Z (GMT). No. of bitstreams: 1 TCC Versao Final#.pdf: 645998 bytes, checksum: 1aa8de24be31d0e57684a9c16e10b2f3 (MD5) Previous issue date: 2019 | en |
dc.language.iso | other | pt_BR |
dc.subject | Afetividade | pt_BR |
dc.subject | Família | pt_BR |
dc.subject | Pedagogia | pt_BR |
dc.subject | Prática pedagógica | pt_BR |
dc.title | Afetividade, desenvolvimento e aprendizagem: compreendendo o fenômeno a partir dos significados de professores de séries iniciais | pt_BR |
dc.type | Article | pt_BR |
Aparece nas coleções: | DACED/VHA. Licenciatura em Pedagogia (Trabalhos de Conclusão de Curso) |
Arquivos associados a este item:
Arquivo | Descrição | Tamanho | Formato | |
---|---|---|---|---|
TCC Versao Final#.pdf | 630,86 kB | Adobe PDF | Visualizar/Abrir |
Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.