Use este identificador para citar ou linkar para este item: https://ri.unir.br/jspui/handle/123456789/2761
Registro completo de metadados
Campo DCValorIdioma
dc.contributor.authorCremasco, Bruna Oliveira de Souza-
dc.date.accessioned2019-10-16T00:05:39Z-
dc.date.available2019-10-16T00:05:39Z-
dc.date.issued2019-
dc.identifier.urihttp://ri.unir.br/jspui/handle/123456789/2761-
dc.description.abstractEste trabalho tem como temática afetividade no desenvolvimento e aprendizagem na infância, cujo objetivo geral desse estudo é analisar os significados da afetividade e sua influência no desenvolvimento e aprendizagem através da fala de professores da séries inicias, e como objetivos específicos temos, compreender através da fala dos professores o conceito de desenvolvimento e afetividade; analisar a relação entre afetividade e desenvolvimento/aprendizagem; entender como os professores relacionam afetividade e o contexto de sala de aula e perceber como os professores relacionam a influência da família no desenvolvimento/aprendizagem. Quando analisamos a sociedade atual temos percebido o que parece ser um esvaziamento relativo às questões afetivas, no passar dos anos podemos observar uma crise social. Nessa perspectiva se destaca a importância de estimular a afetividade em todos os contextos e instituições, principalmente aquelas que são as mais influentes, a familiar e escolar, a familiar por ser o nosso primeiro contato com o afeto e a nossa primeira formadora de cultura e a escola e a figura principal o professor, hoje o segundo ambiente onde o sujeito mais passa o seu tempo e é um importante formador critico, há um importante elo entre os aspectos cognitivos e afetivos, a afetividade como fator fundamental na relação entre sujeitos, relação que deve ser baseada em respeito mútuo, autonomia e compreensão para a formação de cidadãos plenos. Por isso foi realizada uma revisão bibliográfica com teóricos que compreendem o tema Afetividade, que resultou em uma pesquisa a campo, onde foi aplicado questionários semiestruturados para professores de series iniciais da cidade de Vilhena-RO, para que compreendamos a visão que o professor tem sobre a afetividade e suas influências no desenvolvimento e aprendizado das crianças. Através desta pesquisa verifica-se que a família e escola como a instituições que as crianças vivem, devem propiciar um ambiente saudável, agradável, onde ele sinta prazer em estar e possa desenvolver-se plenamente e que a afetividade tem influência em como a criança desenvolve e aprende.pt_BR
dc.description.provenanceSubmitted by Marcelo Cardoso (marcelo.garcia@unir.br) on 2019-10-15T20:53:37Z No. of bitstreams: 1 TCC Versao Final#.pdf: 645998 bytes, checksum: 1aa8de24be31d0e57684a9c16e10b2f3 (MD5)en
dc.description.provenanceApproved for entry into archive by Marcelo Cardoso (marcelo.garcia@unir.br) on 2019-10-16T00:03:53Z (GMT) No. of bitstreams: 1 TCC Versao Final#.pdf: 645998 bytes, checksum: 1aa8de24be31d0e57684a9c16e10b2f3 (MD5)en
dc.description.provenanceApproved for entry into archive by Marcelo Cardoso (marcelo.garcia@unir.br) on 2019-10-16T00:05:39Z (GMT) No. of bitstreams: 1 TCC Versao Final#.pdf: 645998 bytes, checksum: 1aa8de24be31d0e57684a9c16e10b2f3 (MD5)en
dc.description.provenanceMade available in DSpace on 2019-10-16T00:05:39Z (GMT). No. of bitstreams: 1 TCC Versao Final#.pdf: 645998 bytes, checksum: 1aa8de24be31d0e57684a9c16e10b2f3 (MD5) Previous issue date: 2019en
dc.language.isootherpt_BR
dc.subjectAfetividadept_BR
dc.subjectFamíliapt_BR
dc.subjectPedagogiapt_BR
dc.subjectPrática pedagógicapt_BR
dc.titleAfetividade, desenvolvimento e aprendizagem: compreendendo o fenômeno a partir dos significados de professores de séries iniciaispt_BR
dc.typeArticlept_BR
Aparece nas coleções:DACED/VHA. Licenciatura em Pedagogia (Trabalhos de Conclusão de Curso)

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
TCC Versao Final#.pdf630,86 kBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.