Use este identificador para citar ou linkar para este item: https://ri.unir.br/jspui/handle/123456789/2766
Título: A contribuição do PIBID pedagogia na formação continuada do professore supervisor: percepção de professoras co-formadoras
Autor(es): Miranda, Rosane Sampaio dos Santos
Palavras-chave: Formação Continuada de Professores
PIBID
Contribuições
Educação Básica
Data do documento: 2018
Citação: MIRANDA, R. S. S. A contribuição do PIBID pedagogia na formação continuada do professore supervisor: percepção de professoras co-formadoras. 68 f. Monografia apresentada à Fundação Universidade Federal Rondônia-UNIR, Campus de Rolim de Moura, como exigência final para obtenção do título de graduação em licenciatura em Pedagogia, orientada pela Profa. Dra. Bianca Santos Chisté.
Resumo: O presente trabalho aborda a formação continuada de professores e o Programa Institucional de Bolsa de Iniciação à Docência – PIBID, e apresenta os resultados de uma pesquisa envolvendo 03 professoras da rede de educação básica que atuam como professoras supervisoras no Subprojeto de pedagogia do PIBID vinculada a uma Instituição de Ensino Superior – IES, do estado de Rondônia, a Universidade Federal de Rondônia- UNIR. Tem como objetivo compreender o Programa Institucional de Bolsa de Iniciação à Docência – PIBID e sua contribuição na formação das professoras supervisoras que atuam nas escolas de educação básica no município de Rolim de Moura. Trata-se de uma pesquisa que tem como referência os estudos realizados por Imbernón(2010), Nóvoa (1997), Pimenta (2008), entre outros. Esta pesquisa foi realizada através do instrumento de coleta de dados, documentos e entrevistas, aplicado para 03 professoras supervisoras do PIBID no subprojeto de Pedagogia. Foram feitas 10 indagações objetivas para analise acerca da formação, atuação, contribuições, desafios e experiência no âmbito do programa. Foi possível observar que o PIBID, tem mostrado contribuições positivas para a formação das professoras supervisoras. Os resultados encontrados apontam que o programa é um agente determinante na promoção e valorização dos professores e propicia uma melhoria na qualidade do ensino na escola e na formação do próprio docente que atuam em escola de educação básica quanto para as crianças e bolsistas que fazem parte desse processo na educação.
Descrição: Monografia apresentada à Fundação Universidade Federal Rondônia-UNIR, Campus de Rolim de Moura, como exigência final para obtenção do título de graduação em licenciatura em Pedagogia, orientada pela Profa. Dra. Bianca Santos Chisté.
URI: http://ri.unir.br/jspui/handle/123456789/2766
Aparece nas coleções:Pedagogia (Monografias)



Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.