Use este identificador para citar ou linkar para este item: https://ri.unir.br/jspui/handle/123456789/2766
Registro completo de metadados
Campo DCValorIdioma
dc.contributor.authorMiranda, Rosane Sampaio dos Santos-
dc.date.accessioned2019-10-16T17:41:24Z-
dc.date.available2019-10-16T17:41:24Z-
dc.date.issued2018-
dc.identifier.citationMIRANDA, R. S. S. A contribuição do PIBID pedagogia na formação continuada do professore supervisor: percepção de professoras co-formadoras. 68 f. Monografia apresentada à Fundação Universidade Federal Rondônia-UNIR, Campus de Rolim de Moura, como exigência final para obtenção do título de graduação em licenciatura em Pedagogia, orientada pela Profa. Dra. Bianca Santos Chisté.pt_BR
dc.identifier.urihttp://ri.unir.br/jspui/handle/123456789/2766-
dc.descriptionMonografia apresentada à Fundação Universidade Federal Rondônia-UNIR, Campus de Rolim de Moura, como exigência final para obtenção do título de graduação em licenciatura em Pedagogia, orientada pela Profa. Dra. Bianca Santos Chisté.pt_BR
dc.description.abstractO presente trabalho aborda a formação continuada de professores e o Programa Institucional de Bolsa de Iniciação à Docência – PIBID, e apresenta os resultados de uma pesquisa envolvendo 03 professoras da rede de educação básica que atuam como professoras supervisoras no Subprojeto de pedagogia do PIBID vinculada a uma Instituição de Ensino Superior – IES, do estado de Rondônia, a Universidade Federal de Rondônia- UNIR. Tem como objetivo compreender o Programa Institucional de Bolsa de Iniciação à Docência – PIBID e sua contribuição na formação das professoras supervisoras que atuam nas escolas de educação básica no município de Rolim de Moura. Trata-se de uma pesquisa que tem como referência os estudos realizados por Imbernón(2010), Nóvoa (1997), Pimenta (2008), entre outros. Esta pesquisa foi realizada através do instrumento de coleta de dados, documentos e entrevistas, aplicado para 03 professoras supervisoras do PIBID no subprojeto de Pedagogia. Foram feitas 10 indagações objetivas para analise acerca da formação, atuação, contribuições, desafios e experiência no âmbito do programa. Foi possível observar que o PIBID, tem mostrado contribuições positivas para a formação das professoras supervisoras. Os resultados encontrados apontam que o programa é um agente determinante na promoção e valorização dos professores e propicia uma melhoria na qualidade do ensino na escola e na formação do próprio docente que atuam em escola de educação básica quanto para as crianças e bolsistas que fazem parte desse processo na educação.pt_BR
dc.description.provenanceSubmitted by Nagila Chaves (nagilanerval@unir.br) on 2019-10-16T17:41:24Z No. of bitstreams: 1 A contribuição do PIBID pedagogia na formação continuada do professore supervisor percepção de professoras co-formadoras.pdf: 894865 bytes, checksum: 60861f4cbd488bcde1ff955d18ee43d6 (MD5)en
dc.description.provenanceMade available in DSpace on 2019-10-16T17:41:24Z (GMT). No. of bitstreams: 1 A contribuição do PIBID pedagogia na formação continuada do professore supervisor percepção de professoras co-formadoras.pdf: 894865 bytes, checksum: 60861f4cbd488bcde1ff955d18ee43d6 (MD5) Previous issue date: 2018en
dc.language.isootherpt_BR
dc.subjectFormação Continuada de Professorespt_BR
dc.subjectPIBIDpt_BR
dc.subjectContribuiçõespt_BR
dc.subjectEducação Básicapt_BR
dc.titleA contribuição do PIBID pedagogia na formação continuada do professore supervisor: percepção de professoras co-formadoraspt_BR
dc.typeOtherpt_BR
Aparece nas coleções:Pedagogia (Monografias)



Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.