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dc.contributor.authorClarismundo, Maria Aparecida-
dc.date.accessioned2019-10-17T19:59:02Z-
dc.date.available2019-10-17T19:59:02Z-
dc.date.issued2016-
dc.identifier.citationCLARISMUNDO, M. A. A inserção da lei 10.639/2003 e a valorização da cultura afrobrasileira no espaço/tempo escolar. Trabalho de Conclusão de Curso, apresentado à Universidade Federal de Rondônia, Departamento de Educação, como requisito parcial, para obtenção do Grau de Licenciatura em Pedagogia, sob a orientação do Prof. Dr. Nelbi Alves da Cruz.pt_BR
dc.identifier.urihttp://ri.unir.br/jspui/handle/123456789/2769-
dc.descriptionTrabalho de Conclusão de Curso, apresentado à Universidade Federal de Rondônia, Departamento de Educação, como requisito parcial, para obtenção do Grau de Licenciatura em Pedagogia, sob a orientação do Prof. Dr. Nelbi Alves da Cruz.pt_BR
dc.description.abstractO respeito pela diversidade deve ser trabalhado em todas as áreas do conhecimento, sendo uma das formas de efetivamente incluir a diversidade no currículo acadêmico e explorar a cultura afro-brasileira devido a suas inúmeras possibilidades de enfoque. Nesse sentido, desenvolveu-se este trabalho intitulado “A Inserção da Lei 10.639/2003 e a Valorização da Cultura Afro-Brasileira no Espaço/Tempo Escolar”, que se trata do resultado de uma pesquisa sobre a valorização da cultura afro-brasileira no espaço tempo escolar e a inserção da lei 10.639/2003. Teve-se como principal objetivo compreender a aplicabilidade da Lei 10.639/2003 e suas limitações no espaço tempo de uma escola da rede estadual de ensino, do município de Cacoal e as práticas realizadas para a valorização da cultura afro-brasileira. O tipo de pesquisa utilizado para realização deste trabalho foi uma pesquisa de estudo de caso com abordagem sócio-histórica, com o objetivo de se ter um olhar minucioso sobre a aplicabilidade do ensino da História e Cultura Afro-Brasileira no contexto escolar, considerando o que estabelece a Lei Federal nº 10.639/03. Os dados foram coletados a partir de entrevistas relacionadas à prática docente que norteiam a temática da cultura negra na escola, com aplicação de questionários a alunos, professores e equipe gestora da escola. Trata-se de uma pesquisa qualitativa e sua classificação quanto aos fins foi a investigação exploratória. A pesquisa teve como objeto de estudo a Escola estadual Bernardo Guimarães, averiguando e analisando como a mesma vem trabalhando a questão da disciplina Afrobrasileira em seu cotidiano. Para enriquecer este trabalho, buscou-se contribuições teóricas de autores como: Cavalleiro (2001), Certeau (2005), Felipe e Teruya (2007, 2011), Almeida (2011), Alves (2007) entre outros. Diante do propósito da Lei 10.639/2003, observa-se que é papel da escola promover a atuar no sentido de educar para a promoção de relações pautadas no respeito à diversidade étnico-racial, papel este que a escola ainda deixa a desejar, ou seja, ainda não está atuando como pede a legislação.pt_BR
dc.description.provenanceSubmitted by Nagila Chaves (nagilanerval@unir.br) on 2019-10-17T19:59:02Z No. of bitstreams: 1 A inserção da lei 10.6392003 e a valorização da cultura afrobrasileira no espaçotempo escolar.pdf: 1011654 bytes, checksum: 79de8c221c396f9c0eb24390e733b470 (MD5)en
dc.description.provenanceMade available in DSpace on 2019-10-17T19:59:02Z (GMT). No. of bitstreams: 1 A inserção da lei 10.6392003 e a valorização da cultura afrobrasileira no espaçotempo escolar.pdf: 1011654 bytes, checksum: 79de8c221c396f9c0eb24390e733b470 (MD5) Previous issue date: 2016en
dc.language.isootherpt_BR
dc.subjectLei 10.639/2003pt_BR
dc.subjectValorização da cultura afropt_BR
dc.subjectCurrículo escolarpt_BR
dc.titleA inserção da lei 10.639/2003 e a valorização da cultura afrobrasileira no espaço/tempo escolar.pt_BR
dc.typeOtherpt_BR
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