Use este identificador para citar ou linkar para este item: https://ri.unir.br/jspui/handle/123456789/2771
Título: As condições do atendimento educacional especializado em uma escola municipal de Rolim de Moura, RO
Autor(es): Souza, Edi Carlos de
Palavras-chave: Atendimento educacional especializado
Sala de recursos multifuncional
Formação docente
Data do documento: 2017
Citação: SOUZA, E. C. As condições do atendimento educacional especializado em uma escola municipal de Rolim de Moura, RO. Monografia apresentada a Federação Universidade Federal de Rondônia, UNIR, Campus de Rolim de Moura, RO, como requisito final de obtenção de título de Licenciatura em Pedagogia, orientada pela Profª Ms. Flávia Pansini
Resumo: No Brasil o atendimento educacional especializado para os estudantes públicos alvo da educação especial é realizado prioritariamente nas salas de recursos multifuncionais (SRMs). Estas salas são espaços organizados com equipamentos de informática, ajudas técnicas, materiais pedagógicos e mobiliários adaptados para atendimento às necessidades educacionais especiais dos alunos. Dessa forma, esta investigação teve por objetivo geral analisar as condições do atendimento educacional especializado em uma escola municipal de Rolim de Moura - RO. Para isso, formulamos os seguintes objetivos específicos: a) Conhecer as condições do processo de implantação da sala de recursos multifuncionais na escola; b) Analisar as condições de espaço físico, equipamentos e recursos pedagógicos presentes na sala; c) Identificar as condições em que o atendimento é realizado; d) verificar que tipo de formação tem os professores que atuam na sala e quais propostas de formação continuada lhes são oferecidas. Para fundamentar a pesquisa utilizamos os documentos legais que versam sobre a implantação e o funcionamento das salas de recursos multifuncionais, além de textos produzidos por pesquisadores da área de educação especial. A concepção teórico-metodológica norteou-se pela dialética, pois entendemos que os fatos e acontecimentos estão em movimento contínuo, de modo que também as afirmações possuem um caráter provisório, podendo ser acrescidas de novas interpretações. Dentro dessa concepção, a pesquisa foi considerada de cunho descritiva, pois procuramos retratar as características da sala de recursos multifuncionais na escola, considerando as relações que se encontram vinculadas as condições do atendimento como parte integrante da pesquisa. A pesquisa foi realizada na sala de recursos multifuncionais de uma escola localizada no município de Rolim de Moura-RO e teve como participantes o diretor da escola e a professora que atendia na sala de recursos multifuncional. Para a coleta dos dados utilizamos entrevistas semi estruturadas e registro fotográfico. Os resultados evidenciaram que a sala de recursos multifuncionais da escola foi implantada sem levar em consideração as recomendações efetuadas pelo Ministério da Educação, pois havia problemas no espaço físico que não possuía acessibilidade e adaptações, evidenciando que o MEC implantou o programa sem antes oferecer condições para que ele funcionasse com qualidade. Em relação às condições de atendimento, a pesquisa evidenciou que a professora possuía quantidade significativa de atribuições divididas entre o atendimento aos alunos e outras tarefas externas e internas as quais não podiam ser desempenhadas com qualidade tendo em vista a reduzida carga horária de trabalho. Além disso, os resultados mostraram que a professora teve acesso apenas a cursos de formação com carga horária reduzida e custeados pela própria docente. Em síntese, a pesquisa mostrou que a preocupação maior é com a quantidade de alunos que estão sendo atendidos nas salas de recursos multifuncionais e não com a qualidade desse atendimento.
Descrição: Monografia apresentada a Federação Universidade Federal de Rondônia, UNIR, Campus de Rolim de Moura, RO, como requisito final de obtenção de título de Licenciatura em Pedagogia, orientada pela Profª Ms. Flávia Pansini
URI: http://ri.unir.br/jspui/handle/123456789/2771
Aparece nas coleções:Pedagogia (Monografias)

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
As condições do atendimento educacional especializado em uma escola municipal de Rolim de Moura, RO.pdf987 kBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.