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dc.contributor.authorSouza, Suellen de Sena de-
dc.date.accessioned2019-10-17T21:51:07Z-
dc.date.available2019-10-17T21:51:07Z-
dc.date.issued2018-
dc.identifier.citationSOUZA, S. S. “Atribuindo sentidos a formação inicial”: olhares intrínsecos dos egressos do PIBID/Subprojeto de pedagogia. Monografia apresentada ao Curso de Pedagogia da Federação Universidade Federal de Rondônia, UNIR, Campus de Rolim de Moura, como requisito final para obtenção do título de Graduação em Pedagogia, sob a orientação do Profa. Dr.ª Bianca Santos Chistépt_BR
dc.identifier.urihttp://ri.unir.br/jspui/handle/123456789/2772-
dc.descriptionMonografia apresentada ao Curso de Pedagogia da Federação Universidade Federal de Rondônia, UNIR, Campus de Rolim de Moura, como requisito final para obtenção do título de Graduação em Pedagogia, sob a orientação do Profa. Dr.ª Bianca Santos Chistépt_BR
dc.description.abstractO presente estudo busca compreender o contexto em que a formação inicial está sendo construído, deste modo, o objetivo dessa pesquisa é apresentar o programa PIBID a partir do subprojeto de Pedagogia da Universidade Federal de Rondônia, Campus de Rolim de Moura e analisar de que maneira o programa contribuiu na formação inicial dos acadêmicos de Pedagogia. Busca também analisar a partir do olhar intrínseco dos bolsistas egressos do PIBID quais os principais desafios enfrentados durante a graduação, bem como, qual a importância desse programa diante do incentivo a formação inicial. O estudo realizado situa-se na abordagem qualitativa de pesquisa, configurando-se como estudo de caso cujos dados foram obtidos por meio de entrevistas individuais com 06 acadêmicos de Pedagogia e bolsistas egressos do PIBID. Além disso, foram analisados materiais em relação ao contexto da formação docente no Brasil, mais especificamente o PIBID enquanto política pública de formação e como objeto de estudo o Subprojeto de Pedagogia. Do ponto de vista teórico a pesquisa fundamentou-se em alguns teóricos renomados que discutem sobre formação docente e políticas públicas (Pérez, 1997; Gatti e Barreto, 2009; Saviani, 2009; Tanuri, 2000; Nóvoa, 1992; Imbernón, 2010; Souza, 2003; Rodrigues, 2010; etc.), em dispositivos legais (LDB, PNE e PDE) e em compreender o PIBID (editais, portarias normativas, relatórios, etc.). Os estudos demonstram que a formação inicial está em constante desenvolvimento, embora haja poucos investimentos na educação por parte das políticas públicas. De acordo com os dados, o PIBID está incentivando a formação inicial e construindo novas identidades profissionais na docência a partir do conhecimento científico e empírico dos bolsistas.pt_BR
dc.description.provenanceSubmitted by Nagila Chaves (nagilanerval@unir.br) on 2019-10-17T21:51:07Z No. of bitstreams: 1 “Atribuindo sentidos a formação inicial” olhares intrínsecos dos egressos do PIBIDSubprojeto de pedagogia.pdf: 644081 bytes, checksum: f0503c9130ea286e43be7b7b415f7124 (MD5)en
dc.description.provenanceMade available in DSpace on 2019-10-17T21:51:07Z (GMT). No. of bitstreams: 1 “Atribuindo sentidos a formação inicial” olhares intrínsecos dos egressos do PIBIDSubprojeto de pedagogia.pdf: 644081 bytes, checksum: f0503c9130ea286e43be7b7b415f7124 (MD5) Previous issue date: 2018en
dc.language.isootherpt_BR
dc.subjectPIBIDpt_BR
dc.subjectFormação inicialpt_BR
dc.subjectPolíticas públicas de formaçãopt_BR
dc.title“Atribuindo sentidos a formação inicial”: olhares intrínsecos dos egressos do PIBID/Subprojeto de pedagogiapt_BR
dc.typeOtherpt_BR
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