Use este identificador para citar ou linkar para este item: https://ri.unir.br/jspui/handle/123456789/2779
Título: Mães e o ensino superior: desafios vivenciados por mães acadêmicas para a conclusão do curso de pedagogia
Autor(es): Silva, Eliane Pereira da
Palavras-chave: Educação
Mães acadêmicas
Desafios
Data do documento: 2018
Citação: SILVA, E. P. S. Mães e o ensino superior: desafios vivenciados por mães acadêmicas para a conclusão do curso de pedagogia. Monografia apresentada no curso de licenciatura de pedagogia da Fundação Universidade Federal de Rondônia - UNIR, Campus de Rolim de Moura, para obtenção do título de licenciatura em pedagogia, sob orientação da Profª. Drª. Marina Silva Ruivo.
Resumo: Este trabalho aborda a questão da mulher no ensino superior, um tema pensado a partir das dificuldades vividas ao longo do curso de graduação em Pedagogia, as quais diziam respeito, sobretudo, ao modo de conciliar a vida cotidiana de mulher mãe com a vida acadêmica. Foi pensado também pela concepção de que dificuldades semelhantes ocorriam com outras mulheres mães acadêmicas. Afinal, a vida universitária exige muito tempo e dedicação dos discentes, com os trabalhos, pesquisas e leituras necessárias para o bom cumprimento das disciplinas. Por outro lado, as obrigações com os filhos, o marido e os deveres domésticos não cessam. Diante desse contexto complexo, procura-se trazer respostas a tal realidade vivida pelas mães acadêmicas no ensino superior em Pedagogia. O objetivo da pesquisa, portanto, foi o de analisar os desafios e dificuldades que mães acadêmicas encontram em sua formação inicial como docentes da Educação Infantil e/ou do Ensino Fundamental. O aporte teórico foi Del Priore (2004), Teles (1993), Almeida (1998), Cambi (1999), entre outros autores.
Descrição: Monografia apresentada no curso de licenciatura de pedagogia da Fundação Universidade Federal de Rondônia - UNIR, Campus de Rolim de Moura, para obtenção do título de licenciatura em pedagogia, sob orientação da Profª. Drª. Marina Silva Ruivo.
URI: http://ri.unir.br/jspui/handle/123456789/2779
Aparece nas coleções:Pedagogia (Monografias)

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
Mães e o ensino superior desafios vivenciados por mães acadêmicas para a conclusão do curso de pedagogia.pdf423,24 kBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.