Please use this identifier to cite or link to this item: https://ri.unir.br/jspui/handle/123456789/2782
Title: O brincar como forma de aprendizado na educação infantil
Authors: Lana, Elisangela Oliveira de
Keywords: Aprendizagem
Desenvolvimento
Criança
Brincar
Issue Date: 2016
Citation: LANA, E. O. O brincar como forma de aprendizado na educação infantil. Monografia apresentada no curso de licenciatura de pedagogia da Fundação Universidade Federal de Rondônia - UNIR, Campus de Rolim de Moura, para obtenção do título de licenciatura em pedagogia, sob orientação do Prof. Dirceu Bettiol.
Abstract: Este trabalho aborda um assunto sobre o desenvolvimento da criança, que é o brincar na Educação Infantil. O objetivo desse estudo é: Compreender como a brincadeira contribui no processo de desenvolvimento da aprendizagem da criança na educação infantil. Os específicos do presente trabalho são: Ressaltar a necessidade da brincadeira no cotidiano da educação infantil; Destacar a importância da mediação do professor nos momentos de brincadeiras; Investigar como as professoras da creche utilizam jogos, brincadeiras, para ensinar as crianças. A fundamentação teórica deste trabalho é baseada no pensamento de alguns teóricos e dentre eles pode-se destacar: Piaget, Vygotsky, Referencial Curricular Nacional para a Educação Infantil, volumes I e as Diretrizes Curriculares Para a Educação Infantil. Também foi feito uma pesquisa de campo, utilizando a aplicação de uma entrevista estrutura para a professora e a coordenadora da rede publica de ensino, evidenciando que o brincar é fator importante no desenvolvimento infantil. Assim, constatou-se que o brincar é parte essencial do desenvolvimento da criança, pois este age como fator de socialização e também como linguagem, sendo a forma pela qual a criança irá conhecer o mundo a sua volta. Para tanto foi utilizada pesquisa qualitativa para a formulação do presente trabalho.
Description: Monografia apresentada no curso de licenciatura de pedagogia da Fundação Universidade Federal de Rondônia - UNIR, Campus de Rolim de Moura, para obtenção do título de licenciatura em pedagogia, sob orientação do Prof. Dirceu Bettiol.
URI: http://ri.unir.br/jspui/handle/123456789/2782
Appears in Collections:Pedagogia (Monografias)

Files in This Item:
File Description SizeFormat 
O brincar como forma de aprendizado na educação infantil.pdf764,7 kBAdobe PDFView/Open


Items in DSpace are protected by copyright, with all rights reserved, unless otherwise indicated.