Use este identificador para citar ou linkar para este item: https://ri.unir.br/jspui/handle/123456789/2782
Registro completo de metadados
Campo DCValorIdioma
dc.contributor.authorLana, Elisangela Oliveira de-
dc.date.accessioned2019-10-21T18:59:48Z-
dc.date.available2019-10-21T18:59:48Z-
dc.date.issued2016-
dc.identifier.citationLANA, E. O. O brincar como forma de aprendizado na educação infantil. Monografia apresentada no curso de licenciatura de pedagogia da Fundação Universidade Federal de Rondônia - UNIR, Campus de Rolim de Moura, para obtenção do título de licenciatura em pedagogia, sob orientação do Prof. Dirceu Bettiol.pt_BR
dc.identifier.urihttp://ri.unir.br/jspui/handle/123456789/2782-
dc.descriptionMonografia apresentada no curso de licenciatura de pedagogia da Fundação Universidade Federal de Rondônia - UNIR, Campus de Rolim de Moura, para obtenção do título de licenciatura em pedagogia, sob orientação do Prof. Dirceu Bettiol.pt_BR
dc.description.abstractEste trabalho aborda um assunto sobre o desenvolvimento da criança, que é o brincar na Educação Infantil. O objetivo desse estudo é: Compreender como a brincadeira contribui no processo de desenvolvimento da aprendizagem da criança na educação infantil. Os específicos do presente trabalho são: Ressaltar a necessidade da brincadeira no cotidiano da educação infantil; Destacar a importância da mediação do professor nos momentos de brincadeiras; Investigar como as professoras da creche utilizam jogos, brincadeiras, para ensinar as crianças. A fundamentação teórica deste trabalho é baseada no pensamento de alguns teóricos e dentre eles pode-se destacar: Piaget, Vygotsky, Referencial Curricular Nacional para a Educação Infantil, volumes I e as Diretrizes Curriculares Para a Educação Infantil. Também foi feito uma pesquisa de campo, utilizando a aplicação de uma entrevista estrutura para a professora e a coordenadora da rede publica de ensino, evidenciando que o brincar é fator importante no desenvolvimento infantil. Assim, constatou-se que o brincar é parte essencial do desenvolvimento da criança, pois este age como fator de socialização e também como linguagem, sendo a forma pela qual a criança irá conhecer o mundo a sua volta. Para tanto foi utilizada pesquisa qualitativa para a formulação do presente trabalho.pt_BR
dc.description.provenanceSubmitted by Nagila Chaves (nagilanerval@unir.br) on 2019-10-21T18:59:48Z No. of bitstreams: 1 O brincar como forma de aprendizado na educação infantil.pdf: 783052 bytes, checksum: e143611cdff7c1d853bfe6310e04df74 (MD5)en
dc.description.provenanceMade available in DSpace on 2019-10-21T18:59:48Z (GMT). No. of bitstreams: 1 O brincar como forma de aprendizado na educação infantil.pdf: 783052 bytes, checksum: e143611cdff7c1d853bfe6310e04df74 (MD5) Previous issue date: 2016en
dc.language.isootherpt_BR
dc.subjectAprendizagempt_BR
dc.subjectDesenvolvimentopt_BR
dc.subjectCriançapt_BR
dc.subjectBrincarpt_BR
dc.titleO brincar como forma de aprendizado na educação infantilpt_BR
dc.typeOtherpt_BR
Aparece nas coleções:Pedagogia (Monografias)

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
O brincar como forma de aprendizado na educação infantil.pdf764,7 kBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.