Use este identificador para citar ou linkar para este item: https://ri.unir.br/jspui/handle/123456789/2786
Título: Prática de leitura no desenvolvimento da aprendizagem no 5° ano do ensino fundamental
Autor(es): Alves, Isabel Conceição Sousa
Palavras-chave: Prática
Leitura
Desenvolvimento
Aprendizagem
Data do documento: 2016
Citação: ALVES, I. C. S. Prática de leitura no desenvolvimento da aprendizagem no 5° ano do ensino fundamental. Monografia apresentada à Fundação Universidade Federal de Rondônia (UNIR), Campus de Rolim de Moura, como exigência final para obtenção do título de Licenciatura em Pedagogia com habilitação em Educação Infantil e Anos Iniciais do Ensino Fundamental, sob orientação da Profa. Dra. Bianca Santos Chisté
Resumo: Esta monografia é resultado de uma pesquisa que se realizou por meio de um estudo de caso, com abordagem descritivo/ explicativo, para destacar a importância da prática de leitura na aprendizagem das crianças. Consiste numa observação sobre a prática do professor no ensino de leitura, sobre o desenvolvimento da aprendizagem dos alunos do 5º ano do ensino fundamental. A pesquisa foi realizada no período vespertino, em apenas uma sala de aula, com aproximadamente 35 alunos matriculados, na Escola Municipal Dina Sfat, no Município de Rolim de Moura. Este estudo parte do princípio de que a prática de leitura possibilita aos alunos agirem com autonomia e responsabilidade, além de capacitá-los para pensar as causas sociais. Para tanto, ao ensinar é necessário que o professor busque executar metodologias que possibilitem ao educador fazer dos pensamentos ideias que se manifesta em forma de palavras, e ter papel fundamental na concepção de alunos leitores. A leitura contribui para novos horizontes e percepção de mundo diferente sendo fundamental na formação dos discentes, enquanto seres humanos e sociais. Para entendemos sobre as interferências da leitura na vida das pessoas recorremos a autores como: CUNHA, (1989), FREIRE (1991), LAJOLO (1982), Brasil (1998), SILVA (1981), entre outros. Para realização do estudo a campo utilizou-se durante a pesquisa, dois instrumentos de coletas de dados observação e entrevista por meio de perguntas com o professor, assim como também destinadas aos estudantes. Os dados da pesquisa de observação em relação ao uso da leitura para aquisição do hábito de ler, embasado pelo uso do método para obtenção de dados existentes, no qual foram destacados na sala de aula pesquisada o professor trabalha leitura de livros e outros tipos de textos, mais existem alguns alunos que precisa sempre ser cobrados para que leiam. Enfim espera-se que com este enfoque, aqui apresentado fornecer para o leitor uma maior compreensão sobre os aspectos citados.
Descrição: Monografia apresentada à Fundação Universidade Federal de Rondônia (UNIR), Campus de Rolim de Moura, como exigência final para obtenção do título de Licenciatura em Pedagogia com habilitação em Educação Infantil e Anos Iniciais do Ensino Fundamental, sob orientação da Profa. Dra. Bianca Santos Chisté
URI: http://ri.unir.br/jspui/handle/123456789/2786
Aparece nas coleções:Pedagogia (Monografias)

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
Prática de leitura no desenvolvimento da aprendizagem no 5° ano do ensino fundamental.pdf489,53 kBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.