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dc.contributor.authorLima, Rosilda França-
dc.date.accessioned2019-10-22T21:16:30Z-
dc.date.available2019-10-22T21:16:30Z-
dc.date.issued2018-
dc.identifier.citationLIMA, R. F. “Se eu tivesse estudo eu não tinha sofrido tanto”: histórias e memórias de idosos analfabetos. 60 f. Monografia apresentada à Fundação Universidade Federal de Rondônia (UNIR), Campus de Rolim de Moura, como exigência final para obtenção do título de Licenciatura em Pedagogia, sob a orientação do Prof. Me. Eraldo Carlos Batista.pt_BR
dc.identifier.urihttp://ri.unir.br/jspui/handle/123456789/2788-
dc.descriptionMonografia apresentada à Fundação Universidade Federal de Rondônia (UNIR), Campus de Rolim de Moura, como exigência final para obtenção do título de Licenciatura em Pedagogia, sob a orientação do Prof. Me. Eraldo Carlos Batista.pt_BR
dc.description.abstractEm algumas culturas, o idoso tem sua vivência reconhecida e exaltada, na sociedade ocidental moderna, sua sabedoria acumulada durante uma vida inteira, ainda não tem o devido reconhecimento. É pensando em compreender as premissas de que levaram as pessoas na terceira idade ter sua escolaridade usurpada e como a sua leitura de mundo contribui para preservar seus saberes e suas memórias com altivez que a presente monografia se objetivou. Este escrito dedica-se, portanto, a análise do discurso pertinente ao analfabetismo na terceira idade, apontado como uma das motivações de exclusão social. Colaboraram com a pesquisa 02 idosas e 01 idoso, do Centro de Convivência do Idoso da Zona da Mata do Estado de Rondônia-RO. A metodologia contou com abordagem qualitativa do tipo descritiva sob as orientações da Psicologia Discursiva, os instrumentos de coleta de dados foram entrevistas semiestruturadas e um questionário sociodemográfico, os dados foram analisados por meio da Análise do Discurso, e as colaborações teóricas contaram com autores como: Bosi, (2014); Beauvoir, (1979); Freire, (2015); entre outros. Com base na apreciação das narrativas dos idosos analfabetos pode-se inferir que a exclusão social acontece de forma velada. Os conhecimentos de mundo adquiridos com o passar da idade não têm apreço pelos familiares e pela comunidade que estão inseridos, causando dores e sofrimentos que ficam marcados em suas palavras, nas longas pausas em sua fala.pt_BR
dc.description.provenanceSubmitted by Nagila Chaves (nagilanerval@unir.br) on 2019-10-22T21:16:30Z No. of bitstreams: 1 “Se eu tivesse estudo eu não tinha sofrido tanto” histórias e memórias de idosos analfabetos.pdf: 768521 bytes, checksum: 7d2c0fe097312505dbaf3cea3743f097 (MD5)en
dc.description.provenanceMade available in DSpace on 2019-10-22T21:16:30Z (GMT). No. of bitstreams: 1 “Se eu tivesse estudo eu não tinha sofrido tanto” histórias e memórias de idosos analfabetos.pdf: 768521 bytes, checksum: 7d2c0fe097312505dbaf3cea3743f097 (MD5) Previous issue date: 2018en
dc.language.isootherpt_BR
dc.subjectIdosopt_BR
dc.subjectAnalfabetismopt_BR
dc.subjectExclusão socialpt_BR
dc.title“Se eu tivesse estudo eu não tinha sofrido tanto”: histórias e memórias de idosos analfabetospt_BR
dc.typeOtherpt_BR
Aparece nas coleções:Pedagogia (Monografias)

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