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https://ri.unir.br/jspui/handle/123456789/2788
Registro completo de metadados
Campo DC | Valor | Idioma |
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dc.contributor.author | Lima, Rosilda França | - |
dc.date.accessioned | 2019-10-22T21:16:30Z | - |
dc.date.available | 2019-10-22T21:16:30Z | - |
dc.date.issued | 2018 | - |
dc.identifier.citation | LIMA, R. F. “Se eu tivesse estudo eu não tinha sofrido tanto”: histórias e memórias de idosos analfabetos. 60 f. Monografia apresentada à Fundação Universidade Federal de Rondônia (UNIR), Campus de Rolim de Moura, como exigência final para obtenção do título de Licenciatura em Pedagogia, sob a orientação do Prof. Me. Eraldo Carlos Batista. | pt_BR |
dc.identifier.uri | http://ri.unir.br/jspui/handle/123456789/2788 | - |
dc.description | Monografia apresentada à Fundação Universidade Federal de Rondônia (UNIR), Campus de Rolim de Moura, como exigência final para obtenção do título de Licenciatura em Pedagogia, sob a orientação do Prof. Me. Eraldo Carlos Batista. | pt_BR |
dc.description.abstract | Em algumas culturas, o idoso tem sua vivência reconhecida e exaltada, na sociedade ocidental moderna, sua sabedoria acumulada durante uma vida inteira, ainda não tem o devido reconhecimento. É pensando em compreender as premissas de que levaram as pessoas na terceira idade ter sua escolaridade usurpada e como a sua leitura de mundo contribui para preservar seus saberes e suas memórias com altivez que a presente monografia se objetivou. Este escrito dedica-se, portanto, a análise do discurso pertinente ao analfabetismo na terceira idade, apontado como uma das motivações de exclusão social. Colaboraram com a pesquisa 02 idosas e 01 idoso, do Centro de Convivência do Idoso da Zona da Mata do Estado de Rondônia-RO. A metodologia contou com abordagem qualitativa do tipo descritiva sob as orientações da Psicologia Discursiva, os instrumentos de coleta de dados foram entrevistas semiestruturadas e um questionário sociodemográfico, os dados foram analisados por meio da Análise do Discurso, e as colaborações teóricas contaram com autores como: Bosi, (2014); Beauvoir, (1979); Freire, (2015); entre outros. Com base na apreciação das narrativas dos idosos analfabetos pode-se inferir que a exclusão social acontece de forma velada. Os conhecimentos de mundo adquiridos com o passar da idade não têm apreço pelos familiares e pela comunidade que estão inseridos, causando dores e sofrimentos que ficam marcados em suas palavras, nas longas pausas em sua fala. | pt_BR |
dc.description.provenance | Submitted by Nagila Chaves (nagilanerval@unir.br) on 2019-10-22T21:16:30Z No. of bitstreams: 1 “Se eu tivesse estudo eu não tinha sofrido tanto” histórias e memórias de idosos analfabetos.pdf: 768521 bytes, checksum: 7d2c0fe097312505dbaf3cea3743f097 (MD5) | en |
dc.description.provenance | Made available in DSpace on 2019-10-22T21:16:30Z (GMT). No. of bitstreams: 1 “Se eu tivesse estudo eu não tinha sofrido tanto” histórias e memórias de idosos analfabetos.pdf: 768521 bytes, checksum: 7d2c0fe097312505dbaf3cea3743f097 (MD5) Previous issue date: 2018 | en |
dc.language.iso | other | pt_BR |
dc.subject | Idoso | pt_BR |
dc.subject | Analfabetismo | pt_BR |
dc.subject | Exclusão social | pt_BR |
dc.title | “Se eu tivesse estudo eu não tinha sofrido tanto”: histórias e memórias de idosos analfabetos | pt_BR |
dc.type | Other | pt_BR |
Aparece nas coleções: | Pedagogia (Monografias) |
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Arquivo | Descrição | Tamanho | Formato | |
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“Se eu tivesse estudo eu não tinha sofrido tanto” histórias e memórias de idosos analfabetos.pdf | 750,51 kB | Adobe PDF | Visualizar/Abrir |
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