Use este identificador para citar ou linkar para este item: https://ri.unir.br/jspui/handle/123456789/2790
Título: As emoções presentes na vivência da profissão docente: Relato de duas professoras da educação pública do município de Ji-Paraná-RO
Autor(es): Andressa Aguiar Vieira de, Oliveira
Palavras-chave: Afetividade
Profissão Docente
Prática Docente
Prática Pedagógica
Preparo emocional
Data do documento: 2018
Citação: Oliveira, Andressa Aguiar Vieira de. As emoções presentes na vivência da profissão docente: Relato de duas professoras da educação pública do município de Ji-Paraná-RO. 2018. 36 f. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Pedagogia) - Fundação Universidade Federal de Rondônia, 2018.
Resumo: O presente estudo trata-se de uma pesquisa qualitativa, de caráter exploratório, tem como objetivo dar visibilidade para a vivência afetiva da profissão docente. Trata -se de uma pesquisa qualitativa, de caráter exploratório. A fundamentação teórica é pautada na obra de Nóvoa (2017) e Oliveira (2004). Busco identificar os tipos de emoções que emergem da prática docente de duas professoras da rede municipal de educação, sendo uma formada em educação infantil e a outra em alfabetização, as duas concursadas no município de Ji-Paraná/RO. Procurando então reconhecer as emoções que são relatadas pelos docentes relacionadas como a prática pedagógica, assinalar o impacto das emoções que os docentes identificam como fruto da vida profissional, apontar enfrentamentos diários em seus relatados, entre outras situações que geram desmotivação profissional. O estudo envolveu três etapas: pesquisa bibliográfica, pesquisa de campo e escrita da monografia. Para a realização da coleta de dados utilizei como instrumento metodológico a entrevista semiestruturada combinando perguntas fechadas e abertas onde o entrevistado teve a oportunidade de discorrer sobre o tema. A análise dos dados foi feita a partir do entendimento de duas vivências diferentes, o que nos dá uma reflexão de suas aproximações ou distanciamentos entre essas duas situações. As experiências apontam que os docentes são envolvidos por emoções tanto de realização e prazer, como também de desgaste físico, psíquico e social, segundo os relatos das duas professoras colaboradoras da pesquisa.
Descrição: Trabalho de Conclusão de Curso apresentado à Fundação Universidade Federal de Rondônia – UNIR, Campus de Ji-Paraná/RO, Departamento de Ciências Humanas e Sociais, como requisito avaliativo de conclusão do Curso de Licenciatura em Pedagogia
URI: http://ri.unir.br/jspui/handle/123456789/2790
Aparece nas coleções:Pedagogia (Trabalhos de Conclusão de Curso)

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
Andressa Aguiar Vieira de Oliveira.pdfAndressa Aguiar Vieira de Oliveira300,74 kBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.