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https://ri.unir.br/jspui/handle/123456789/2792
Registro completo de metadados
Campo DC | Valor | Idioma |
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dc.contributor.author | Souza, Amanda Santos | - |
dc.date.accessioned | 2019-11-19T00:16:30Z | - |
dc.date.available | 2019-11-19T00:16:30Z | - |
dc.date.issued | 2019 | - |
dc.identifier.citation | SOUZA, Amanda Santos. Percepções de acadêmicas em anos finais do Curso de Pedagogia da Universidade Federal de Rondônia, Campus de JI-Paraná sobre identidades indígenas. 2019. 60 f. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Pedagogia)–Departamento de Ciências Humanas e Sociais, Fundação Universidade Federal de Rondônia, Ji-Paraná, 2019. | pt_BR |
dc.identifier.uri | http://ri.unir.br/jspui/handle/123456789/2792 | - |
dc.description | Trabalho de Conclusão de Curso apresentado à Fundação Universidade Federal de Rondônia – UNIR, Departamento de Ciências Humanas e Sociais – DCHS, como requisito avaliativo de conclusão do Curso de Licenciatura em Pedagogia | pt_BR |
dc.description.abstract | Tendo em vista a minha formação docente e de meus pares, estudantes concluintes do curso licenciatura em Pedagogia, visto que estamos na região norte e que no campus Ji-Paraná da Universidade Federal de Rondônia – UNIR, possuir um curso voltado a formação de professores indígenas, questiono as concepções de identidade e diferença indígenas que meus pares formaram ao longo de sua educação básica e superior, de modo a problematizar os estereótipos que cerceiam o ambiente escolar, onde atuaremos como docentes. A metodologia aplicada a este estudo foi uma pesquisa qualitativa em educação (SILVEIRA, 2007), tendo como método de levantamento de dados, entrevistas semiestruturadas com seis acadêmicas do curso de pedagogia, visto o quantitativo elevado de mulheres neste curso de pedagogia. Sob reflexão de autores como Hall (2006), Bonin (2007), Quijano (1992) e Bhabha (1997). Diante disso verificou-se que as concepções das acadêmicas, trazem no seu discurso um viés de ordem colonial, onde situa o indígena em um espaço-tempo fixo no passado sem mobilidade e ascensão para o futuro, onde sua identidade é historicamente construída e naturalmente condicionada à representações caricatas que tendem a invizibilizar as diferenças presente na pós-modernidade, naturalizando sua condição no polo binário inferior, preso a uma identidade iconográfica produzida pela identidade nacional e reforçada pela história nacional. | pt_BR |
dc.description.provenance | Submitted by Alex Almeida (alex.almeida@unir.br) on 2019-11-19T00:16:30Z No. of bitstreams: 1 TCC versão final - AMANDA.pdf: 1012465 bytes, checksum: 69eb4fe355f7b5697885879b63419aa8 (MD5) | en |
dc.description.provenance | Made available in DSpace on 2019-11-19T00:16:30Z (GMT). No. of bitstreams: 1 TCC versão final - AMANDA.pdf: 1012465 bytes, checksum: 69eb4fe355f7b5697885879b63419aa8 (MD5) Previous issue date: 2019 | en |
dc.subject | Identidade Cultural | pt_BR |
dc.subject | Estudos Culturais | pt_BR |
dc.subject | Educação Indígena | pt_BR |
dc.title | Percepções de acadêmicas em anos finais do Curso de Pedagogia da Universidade Federal de Rondônia, Campus de JI-Paraná sobre identidades indígenas | pt_BR |
dc.type | Other | pt_BR |
Aparece nas coleções: | Pedagogia (Trabalhos de Conclusão de Curso) |
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Arquivo | Descrição | Tamanho | Formato | |
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TCC versão final - AMANDA.pdf | AMANDA SANTOS SOUZA | 988,74 kB | Adobe PDF | Visualizar/Abrir |
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