Use este identificador para citar ou linkar para este item: https://ri.unir.br/jspui/handle/123456789/2797
Título: Efetividade da gestão na conservação da biodiversidade na reserva biológica do Jarú
Autor(es): Souza, Wesley de
Palavras-chave: Gestão de unidades de conservação
Plano de manejo
Conservação da natureza
Uso e ocupação do solo
Data do documento: 2018
Citação: SOUZA, W. Efetividade da gestão na conservação da biodiversidade na reserva biológica do Jarú. 82 fl. Dissertação apresentada ao Programa de Pós-Graduação em Ciências Ambientais, da Fundação Universidade Federal de Rondônia, Campus de Rolim de Moura, como requisito parcial para obtenção do título de Mestre em Ciências Ambientais, sob a orientação do professor Dr. Emanuel Fernando Maia de Souza.
Resumo: No intuito de proteger áreas de grande relevância foram instituídas as áreas protegidas, entre as quais se encontram inseridas as unidades de conservação, apresentam-se atualmente como componente relevante nas estratégias de preservação ambiental mundial. A contínua inspeção e avaliação das medidas gerenciais dessas áreas, fundamentadas em seu plano de manejo, são consideradas ações essenciais para seu correto desenvolvimento, ao originar a identificação de debilidades no modelo de administração adotado e possibilitar sua correção. Logo, o objetivo do estudo é uma avaliação da efetividade de gestão na Reserva Biológica do Jaru, caracterizando o nível de eficácia na proteção de sua área. Ainda, na intenção de realizar uma análise crítica pretende-se, de forma inovadora, elaborar um estudo de uso e ocupação do solo na área interna e no entorno no período de 1984 a 2017, revelando as principais modificações ocasionadas durante o processo de consolidação. A metodologia empregada nessa etapa de avaliação, foi construída a partir de uma adaptação das metodologias existentes e consolidadas para avaliação da eficácia de gestão de áreas protegidas. A verificação do uso e ocupação da área interna e de entorno (onde foi adotado uma distância de 10 km de seus limites) da Rebio Jaru foi realizada com a aplicação do Sistema de Informação Geográfica – SPRING, com a estruturação de um banco de dados, onde adotou-se o sistema de coordenadas planas, projeção UTM, Datum SIRGAS 2000. Os dados de uso e ocupação do solo mostram que não houve perda significativa da cobertura florestal na área interna. Os maiores impactos foram observados em sua área de entorno, sendo no período acumulado, registrado 20% de perda de sua cobertura florestal e o aumento significativo da área de solo exposto, que no ano de criação da unidade, representava apenas 2% de sua área. Na prática, os órgãos gestores possuem dificuldade para dar atenção e exercer controle sobre a própria unidade e, quase nenhuma limitação ao uso dos recursos naturais tem sido imposta nas zonas de amortecimento.
Descrição: Dissertação apresentada ao Programa de Pós Graduação em Ciências Ambientais, como requisito parcial para obtenção do título de Mestre em Ciências Ambientais, sob a orientação do Dr. Emanuel Fernando Maia de Souza e Coorientação da Dr. Renata Gonçalves Aguiar
URI: http://ri.unir.br/jspui/handle/123456789/2797
Aparece nas coleções:Mestrado em Ciências Ambientais (Dissertações)

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
Efetividade da gestão na conservação da biodiversidade na reserva biológica do Jarú.pdf2,77 MBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.