Please use this identifier to cite or link to this item: https://ri.unir.br/jspui/handle/123456789/2800
Title: Extrato de piper no controle de fungos e bactérias fitopatogênicas
Authors: Bastos, Jéssica Silva Felix
Keywords: Controle alternativo
Doenças de plantas
Piperaceas
Issue Date: 2018
Citation: BASTOS, J. S. F. Extrato de piper no controle de fungos e bactérias fitopatogênicas. 75 fl. Dissertação apresentada ao Programa de Pós-Graduação em Ciências Ambientais, da Fundação Universidade Federal de Rondônia, Campus de Rolim de Moura, como requisito parcial para obtenção do título de Mestre em Ciências Ambientais, sob a orientação do professor Dr. Cléberson de Freitas Fernandes.
Abstract: O Brasil está entre os maiores produtores de alimentos do mundo, entretanto doenças causadas por microrganismos fitopatogênicos podem acarretar prejuízos de até 100% na produtividade. É comum que o controle dessas doenças seja realizado com aplicação de agroquímicos que podem causar danos ao meio ambiente. A utilização de extratos vegetais é uma opção promissora no controle de fitopatógenos. Espécies do gênero Piper se destacam como potentes antimicrobicidas. O presente estudo foi estruturado em dois capítulos: no primeiro capítulo foi avaliado o potencial de controle de espécies do gênero Piper sobre os fungos fitopatogênicos Rhizoctonia solani e Sclerotium rolfsii. No segundo capítulo foi verificado o potencial de espécies do gênero Piper no controle das fitobactérias Xanthomonas campestris pv. vesicatoria e Ralstonia solanacearum. Os experimentos foram conduzidos no Laboratório de Fitopatologia da Embrapa em Porto Velho, Rondônia, Brasil. Para a avaliação foram preparados extratos aquosos e alcoólicos, nas concentrações 1:10, 1:100, 1:1000 e 1:10000 mg/mL obtidos a partir de materiais secos e frescos de folhas, talos e inflorescências de P.carniconnectivum, P. hispidum, P. nigrum, P. permucronatum, P. tuberculatum e P. umbellatum, cultivadas em casa de vegetação e campo, totalizando cento e um tratamentos. Os testes in vitro foram realizados em placas de Petri, onde as atividades, antifúngica e antibacteriana, foram testadas por meio de ensaios de antibiograma, no qual os extratos foram depositados em meio de cultura BDA para fungos e incorporados ao meio Kado e Heskett para bactérias. Em ambos os experimentos mediu-se os halos de inibição formados. Nos testes in vivo fúngico utilizou-se a metodologia de ensaios em folhas destacadas de feijoeiro, em caixas tipo Gerbox e mudas de feijoeiro nos testes em câmera úmida, para avaliar o potencial dos extratos em controlar a severidade da Mela do feijoeiro. Nos ensaios com o fungo R. solani 26 extratos foram eficientes no controle do patógeno, destacando-se os extratos alcoólicos de P. permucronatum que também foram mais eficientes no controle da severidade deste patógeno em testes in vivo. Nos ensaios com S. rolfsii 10 extratos foram eficientes, dos quais destacou-se o extrato aquoso de talo de P. tuberculatum. Nos experimentos com as fitobactérias três extratos foram eficientes no controle de X. axonopodis pv. vesicatoria, todos da espécie P. permucronatum. Nos ensaios com R. solanacearum 16 extratos apresentarameficiência, dos quais destacaram-se os extratos de diferentes formas de P. carniconnectivum. Os resultados obtidos nesse estudo indicam o potencial dos extratos das espécies do gênero Piper que futuramente podem ser utilizados como fonte de moléculas bioativas como estratégia no controle de fungos e bactérias fitopatogênicas.
Description: Dissertação apresentada ao programa de Pós Graduação em Ciências Ambientais, como requisito parcial para obtenção do título de Mestra, em Ciências Ambientais, Sob a orientação do Prof. Dr. Cléberson de Freitas Fernandes e coorientação do Prof. Dr. José Roberto Vieira Junior.
URI: http://ri.unir.br/jspui/handle/123456789/2800
Appears in Collections:Mestrado em Ciências Ambientais (Dissertações)

Files in This Item:
File Description SizeFormat 
Extrato de piper no controle de fungos e bactérias fitopatogênicas.pdf2,76 MBAdobe PDFView/Open


Items in DSpace are protected by copyright, with all rights reserved, unless otherwise indicated.