Use este identificador para citar ou linkar para este item: https://ri.unir.br/jspui/handle/123456789/2804
Título: A violência contra as mulheres no espaço educacional: o cotidiano e as linguagens socioeducativas através de um projeto de intervenção em Nova Brasilândia d’Oeste-RO
Autor(es): Bosser, Araceli
Palavras-chave: Representação da mulher e Educação
Machismo
Violência contra a mulher
Data do documento: 2019
Citação: BOSSER, A. A violência contra as mulheres no espaço educacional: o cotidiano e as linguagens socioeducativas através de um projeto de intervenção em Nova Brasilândia d’Oeste-RO. Trabalho apresentado à Coordenação do Curso de Pós-Graduação em Especialização em Gênero e Diversidade na Escola Campus de Rolim de Moura, da Federação Universidade Federal de Rondônia.
Resumo: O presente trabalho teve como objetivo apresentar resultado de uma intervenção didático-pedagógica na Escola Estadual de Ensino Médio Aurélio Buarque de Holanda Ferreira à luz da problemática do machismo, de modo a elucidar o entrelaçamento das práticas produzidas no cotidiano da localidade e seus desdobramentos no referido espaço educacional. Para tanto, nos valemos da análise de piadas, clichês, propagandas, histórias em quadrinhos e cartum. Consideramos tais ferramentas como instrumentos produtoras de significações que orientam as práticas educativas presentes no processo de ensinoaprendizagem derivado das experiências sociais cotidianas. Primeiramente, a proposição teórico metodológica consistiu em analisar como tais representações dinamizam a cultura escolar, influenciando a formação afetiva, social, de jovens (estudantes) enquanto cidadãos. Visto que atualmente a maioria dessas fontes de leituras trazem conteúdos que apresentam teor misógino, sexista, machista e preconceituoso. Posteriormente, as ações se pautaram em intervenções dimensionadas por problematizações da violência sobre à mulher e, ao mesmo tempo, na produção de materiais construídos pelos discentes para elucidar não apenas significações sobre o machismo, mas instrumentos de combate ao mesmo. Tratar de intervenções socio-educativas com vistas a construir novos horizontes em relação à temática, bem como de transformá-la em um contéudo curricular, uma vez que é fundamental fomentar práticas que se propõem a refletir sobre as diversas formas de violência, especialmente relativa às mulheres.
Descrição: Trabalho de conclusão do curso apresentado à Federação Universidade Federal de Rondônia – UNIR, Campus de Rolim de Moura, como requisito para obtenção do Título de Licenciatura em História, orientado pelo Prof. Dr. Tadeu Pereira dos Santos
URI: http://ri.unir.br/jspui/handle/123456789/2804
Aparece nas coleções:História (Monografia)



Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.