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Campo DCValorIdioma
dc.contributor.authorBosser, Araceli-
dc.date.accessioned2020-01-06T20:15:30Z-
dc.date.available2020-01-06T20:15:30Z-
dc.date.issued2019-
dc.identifier.citationBOSSER, A. A violência contra as mulheres no espaço educacional: o cotidiano e as linguagens socioeducativas através de um projeto de intervenção em Nova Brasilândia d’Oeste-RO. Trabalho apresentado à Coordenação do Curso de Pós-Graduação em Especialização em Gênero e Diversidade na Escola Campus de Rolim de Moura, da Federação Universidade Federal de Rondônia.pt_BR
dc.identifier.urihttp://ri.unir.br/jspui/handle/123456789/2804-
dc.descriptionTrabalho de conclusão do curso apresentado à Federação Universidade Federal de Rondônia – UNIR, Campus de Rolim de Moura, como requisito para obtenção do Título de Licenciatura em História, orientado pelo Prof. Dr. Tadeu Pereira dos Santospt_BR
dc.description.abstractO presente trabalho teve como objetivo apresentar resultado de uma intervenção didático-pedagógica na Escola Estadual de Ensino Médio Aurélio Buarque de Holanda Ferreira à luz da problemática do machismo, de modo a elucidar o entrelaçamento das práticas produzidas no cotidiano da localidade e seus desdobramentos no referido espaço educacional. Para tanto, nos valemos da análise de piadas, clichês, propagandas, histórias em quadrinhos e cartum. Consideramos tais ferramentas como instrumentos produtoras de significações que orientam as práticas educativas presentes no processo de ensinoaprendizagem derivado das experiências sociais cotidianas. Primeiramente, a proposição teórico metodológica consistiu em analisar como tais representações dinamizam a cultura escolar, influenciando a formação afetiva, social, de jovens (estudantes) enquanto cidadãos. Visto que atualmente a maioria dessas fontes de leituras trazem conteúdos que apresentam teor misógino, sexista, machista e preconceituoso. Posteriormente, as ações se pautaram em intervenções dimensionadas por problematizações da violência sobre à mulher e, ao mesmo tempo, na produção de materiais construídos pelos discentes para elucidar não apenas significações sobre o machismo, mas instrumentos de combate ao mesmo. Tratar de intervenções socio-educativas com vistas a construir novos horizontes em relação à temática, bem como de transformá-la em um contéudo curricular, uma vez que é fundamental fomentar práticas que se propõem a refletir sobre as diversas formas de violência, especialmente relativa às mulheres.pt_BR
dc.description.provenanceSubmitted by Nagila Chaves (nagilanerval@unir.br) on 2020-01-06T20:15:30Z No. of bitstreams: 1 A violência contra as mulheres no espaço educacional. O cotidiano e as linguagens socioeducativas através de um projeto de intervenção em Nova Brasilândia d'Oeste RO.pdf: 2091115 bytes, checksum: af13bfaa852c2889f5687e8b012ecd95 (MD5)en
dc.description.provenanceMade available in DSpace on 2020-01-06T20:15:30Z (GMT). No. of bitstreams: 1 A violência contra as mulheres no espaço educacional. O cotidiano e as linguagens socioeducativas através de um projeto de intervenção em Nova Brasilândia d'Oeste RO.pdf: 2091115 bytes, checksum: af13bfaa852c2889f5687e8b012ecd95 (MD5) Previous issue date: 2019en
dc.language.isootherpt_BR
dc.subjectRepresentação da mulher e Educaçãopt_BR
dc.subjectMachismopt_BR
dc.subjectViolência contra a mulherpt_BR
dc.titleA violência contra as mulheres no espaço educacional: o cotidiano e as linguagens socioeducativas através de um projeto de intervenção em Nova Brasilândia d’Oeste-ROpt_BR
dc.typeOtherpt_BR
Aparece nas coleções:História (Monografia)



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