Use este identificador para citar ou linkar para este item: https://ri.unir.br/jspui/handle/123456789/2810
Título: Diagnóstico de tumor venéreo transmissível (TVT) em cães (Canis lupus familiaris) por meio do método de "imprint"
Autor(es): Silva, Lidiely Pereira da
Palavras-chave: Cães
Neoplasia
Tumor Venéreo Transmissível
Citologia
Data do documento: 2018
Citação: SILVA, L. P. Diagnóstico de tumor venéreo transmissível (TVT) em cães (Canis lupus familiaris) por meio do método de "imprint". 35 f. Trabalho de Conclusão de Curso, apresentado como exigência em graduação no curso de Bacharel em Medicina Veterinária da Federação Universidade Federal de Rondônia, Campus de Rolim de Moura, sob a orientação do Prof. Dr. Igor Mansur Muniz.
Resumo: O Tumor Venéreo Transmissível (TVT) está no grupo de tumores de células redondas, sendo umas das principais neoplasias encontradas em cães, e em 5% dos casos pode ocorrer metástase. A maior prevalência está em animais jovens de várias raças, porém com maior incidência nos animais sem raça definida (SRD), em animais de rua, animais sexualmente ativos, e acomete tanto machos como fêmeas. No caso do TVT, sua aparência citológica é distinta dos outros tumores de células redondas, o que facilita seu diagnóstico. A forma mais frequente de diagnóstico é por meio do exame físico, quando é visível o tumor na genitália do animal, faz-se a observação deste e a coleta para diagnostico, isso é o que ocorre com mais frequência, porém o animal pode não apresentar tumores na genitália externa, sendo necessários então a utilização da citologia e o exame histopatológico. Dentre os métodos de citologia para diagnostico de TVT está o método de citologia de decalque ou “imprint”. O método de “imprint” também conhecido como impressões teciduais é o procedimento em que se coloca a área lesionada do tecido em contato com a superfície de uma lâmina de vidro lisa, de forma semelhante ao procedimento para se obter impressão digital. O objetivo desse trabalho foi avaliar a eficiência do método de “imprint” para o diagnóstico de TVT. Sendo um método rápido fácil que contribui para um diagnóstico eficiente. Mostrando assim a importância desse método visto que existem poucos relatos sobre ele. Os resultados indicam que a citologia por meio do método de “imprint” é eficiente para o diagnóstico de TVT, visto que o uso da citologia para o diagnóstico de tumores de células redondas evidenciou que em muitos casos as características citológicas são mais precisas para o diagnóstico que as histológicas.
Descrição: Trabalho de Conclusão de Curso, apresentado como exigência em graduação no curso de Bacharel em Medicina Veterinária da Federação Universidade Federal de Rondônia, Campus de Rolim de Moura, sob a orientação do Prof. Dr. Igor Mansur Muniz.
URI: http://ri.unir.br/jspui/handle/123456789/2810
Aparece nas coleções:Medicina Veterinária (Monografias)



Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.