Use este identificador para citar ou linkar para este item: https://ri.unir.br/jspui/handle/123456789/2816
Título: A organização do espaço escolar e o entrelaçamento com o processo de ensinagem na educação infantil
Autor(es): Silva, Bethânia Andrade da
Palavras-chave: Espaço escolar
Ensinagem
Gestão Escolar
Educação infantil
Data do documento: 2018
Citação: SILVA, B. A. A organização do espaço escolar e o entrelaçamento com o processo de ensinagem na educação infantil. 61 f. Trabalho de Conclusão de Curso apresentado à Coordenação do curso de graduação em Licenciatura em Pedagogia, do Departamento de Educação, da Fundação Universidade Federal de Rondônia – UNIR, Campus de Rolim de Moura, como requisito final para integralização do Curso de Pedagogia, sob a orientação do Prof. Dr. Nelbi Alves da Cruz
Resumo: A organização do espaço escolar está diretamente imbricada com os resultados e a qualidade do processo de ensino-aprendizagem. A reflexão e o planejamento são estritamente necessários para a elaboração de ações comprometidas com o desenvolvimento de saberes-fazeres que considerem aspectos como diversidade e heterogeneidade, a fim de promover a liberdade de expressão e de movimento, autonomia, cooperação e interação, itens indispensáveis a formação do indivíduo. O objetivo deste estudo é compreender a organização do espaço escolar em uma escola de Educação Infantil do município de Rolim de Moura e seu entrelaçamento com o processo de ensinagem de seus educandos. Os principais teóricos adotados como referencial para este estudo foram Azevedo et al (2006), Bonals (2003), Forneiro (1998), Horn (2007), e Zabalza ( 1998). Para cumprir os objetivos propostos foi realizado um estudo de caso com caráter descritivo, com uma abordagem sóciohistorica, utilizando-se da técnica de observação bem como uma entrevista semiestruturada aplicada à seis sujeitos envolvidos diretamente na concepção, elaboração e uso do espaço escolar na instituição em estudo. Após a transcrição das entrevistas, foi feita a sistematização e organização das informações e posterior análise dos conteúdos expressos nas falas e gestos das pessoas. Os resultados apontaram a prevalência de uma concepção fragmentada acerca do espaço escolar por parte dos entrevistados, bem como o desconhecimento acerca da forma como são ou podem ser utilizados os recursos recebidos pela escola para esse fim. Constatouse também que o espaço escolar da instituição está em desconformidade como que preconiza os Padrões básicos para Infraestrutura de Instituições de Educação Infantil e o Referencial Curricular Nacional para Educação Infantil.
Descrição: Trabalho de Conclusão de Curso apresentado à Coordenação do curso de graduação em Licenciatura em Pedagogia, do Departamento de Educação, da Fundação Universidade Federal de Rondônia – UNIR, Campus de Rolim de Moura, como requisito final para integralização do Curso de Pedagogia, sob a orientação do Prof. Dr. Nelbi Alves da Cruz
URI: http://ri.unir.br/jspui/handle/123456789/2816
Aparece nas coleções:Pedagogia (Monografias)

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
A organização do espaço escolar e o entrelaçamento com o processo de ensinagem na educação infantil.pdf1,21 MBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.