Use este identificador para citar ou linkar para este item: https://ri.unir.br/jspui/handle/123456789/2819
Título: Entre infâncias e imagens: um encontro com as vozes das crianças
Autor(es): Santana, Carla Fernanda Teixeira
Palavras-chave: Infância
Experiências
Imagens
Educação Menor
Data do documento: 2018
Citação: SANTANA, C. F. T. Entre infâncias e imagens: um encontro com as vozes das crianças. 42 f. Trabalho de Conclusão de Curso apresentado ao Departamento de Pedagogia da Fundação Universidade Federal de Rondônia, como requisito parcial para obtenção do Grau de Licenciatura em Pedagogia, sob a orientação da Profª. Drª. Bianca Santos Chisté.
Resumo: Esse trabalho tem como objetivo discutir a partir, dos olhares das crianças em imagens produzidas por elas, o que suas narrativas nos possibilitam pensar sobre uma educação na infância. As imagens foram produzidas no contexto da educação infantil em 2016 e 2017, em Rolim de Moura, durante o desenvolvimento da pesquisa “Nossa senhora... é o céu!!!?: reflexões e olhares para a educação na infância a partir de produções imagéticas de crianças e professoras”. A captura de imagens pelas crianças, de 3 a 5 anos aconteceu semanalmente, em dias sugeridos pelas professoras das turmas. Dessa maneira as discussões que seguem partem da leitura de 120 horas de filmagens. Conduzidas pelas narrativas infantis, pela ideia de pesquisa como experiência (LEITE, 2011) e pelos estudos de Masschelein (2008) e Gallo (2008; 2010) e Leite e Leite (2014) discutimos uma educação menor, aquela que embaralha e desterritorializa os objetivos, as metodologias, que cria travessias e descristaliza verdades absolutas. Uma educação aberta e inventiva que se constitui diariamente no exercício de ouvir às crianças, estremendo com isso os fundamentos que aprisionam às crianças, às professoras e a educação na infância.
Descrição: Trabalho de Conclusão de Curso apresentado ao Departamento de Pedagogia da Fundação Universidade Federal de Rondônia, como requisito parcial para obtenção do Grau de Licenciatura em Pedagogia, sob a orientação da Profª. Drª. Bianca Santos Chisté
URI: http://ri.unir.br/jspui/handle/123456789/2819
Aparece nas coleções:Pedagogia (Monografias)

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
Entre infâncias e imagens um encontro com as vozes das crianças.pdf1,1 MBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.