Please use this identifier to cite or link to this item: https://ri.unir.br/jspui/handle/123456789/2820
Title: Era uma vez... o espaço da leitura de histórias nos anos iniciais do ensino fundamental.
Authors: Romão, Jéssica Oliveira de Alencar
Keywords: Contação de histórias
Ensino fundamental
Literatura
Prática Docente
Issue Date: 2018
Citation: ROMÃO, J. O. A. Era uma vez... o espaço da leitura de histórias nos anos iniciais do ensino fundamental. 73 f. Monografia apresentada à Federação Universidade Federal de Rondônia – UNIR, Campus de Rolim de Moura, como exigência final para obtenção do título de Licenciatura em Pedagogia, sob a orientação da Profª Drª Marina Silva Ruivo.
Abstract: A contação de histórias está ligada à cultura dos seres humanos. Na escola, essa prática pode contribuir de várias maneiras para a formação das crianças. Este trabalho teve como objetivo compreender a importância da contação de histórias para as crianças do Ensino Fundamental, e suas contribuições para o processo formativo das crianças. Para tanto utilizamos como aporte teórico os estudos de Abramovich (1997), Coelho (2009), Rodrigues (2005), Candido (1995), Oliveira (2009) e Café (2000). A pesquisa foi realizada em uma turma de terceiro ano de uma escola municipal de Ensino Fundamental da cidade de Rolim de Moura/RO, ambiente em que foi possível desenvolver tal prática com crianças que já estavam alfabetizadas, quebrando assim certo tabu existente com relação a fazer a leitura em voz alta e/ou a contação de histórias somente para crianças da Educação Infantil. Pelos resultados desta pesquisa foi possível demostrar que a contação de história é uma prática muito importante para incentivar o gosto pela leitura e para despertar a imaginação, contribuindo para a formação de sujeitos críticos e reflexivos. A pesquisa possibilitou visualizar o quanto é enriquecedor o professor utilizar essa estratégia em sua atuação docente, e o quanto é fundamental propiciarmos o contato da criança com a literatura.
Description: Monografia apresentada à Federação Universidade Federal de Rondônia – UNIR, Campus de Rolim de Moura, como exigência final para obtenção do título de Licenciatura em Pedagogia, sob a orientação da Profª Drª Marina Silva Ruivo.
URI: http://ri.unir.br/jspui/handle/123456789/2820
Appears in Collections:Pedagogia (Monografias)



Items in DSpace are protected by copyright, with all rights reserved, unless otherwise indicated.