Please use this identifier to cite or link to this item: https://ri.unir.br/jspui/handle/123456789/2821
Title: “Minha mãe tem um caixão”: as práticas religiosas nos espaços institucionais laicos
Authors: Silva, Valdinei Backes da
Keywords: Estado laico
Instituições
Espaço escolar
Ensino religioso
Issue Date: 2017
Citation: SILVA, V. B. S. “Minha mãe tem um caixão”: as práticas religiosas nos espaços institucionais laicos. Monografia apresentada no curso de licenciatura de pedagogia da Fundação Universidade Federal de Rondônia - UNIR, Campus de Rolim de Moura, para obtenção do título de licenciatura em pedagogia, sob orientação da Profa. Dra. Avacir Gomes dos Santos Silva.
Abstract: A humanidade, desde as eras mais remotas vem se apropriando de diversos meios para que se faça permanente, transcendendo as culturas que a fundamentam, por tempos e espaços distintos. Assim, elementos dessa ação histórico-social são postulados para dar sentido à vida do ser humano, ou, pelo menos, na tentativa de torná-la menos fatigante. Nesse compasso, em diversas sociedades, há vários temas que são passíveis de conflitos e causam um clímax quase bélico ao serem evocados. Colaborando para esse entendimento, o ditado popular: “política, futebol e religião não se discute” sintetiza exatamente esse pensamento. Porém, entre os três citados, a religião emerge como o mais preocupante, pois relaciona-se a algo imaterial, transcendente e ao mesmo tempo íntimo de cada sujeito. Perante o exposto, e percebendo a relevância que a religião possui na sociedade, especificamente no âmbito educacional, buscamos responder os seguintes objetivos: investigar como a Disciplina de Ensino Religioso ou área do conhecimento é ministrada e se são considerados os múltiplos credos presentes na comunidade escolar e conhecer o posicionamento expresso pelo professor, no âmbito das abordagens religiosas. Como referencial teórico utilizamos as concepções de autores como Bourdieu (1975); Foucault (1999) Rosendahl (2010) e Chauí (1997), além da imensa contribuição da Constituição Federal Brasileira (1934-1988) e da LDB (1996), essenciais para compreendermos o desenvolvimento do Ensino Religioso, enquanto disciplina, no Brasil. Quanto à metodologia, fizemos uso da pesquisa qualitativa; do caderno de campo, para registros de percepções e informações afins; de entrevistas semiestruturadas e gravadas (MEIHY E HOLANDA, 2010) com as professoras da referida disciplina; acompanhamento das aulas para conhecer como o Ensino Religioso é ministrado e registros fotográficos pelos espaços públicos municipais, como a Prefeitura e Câmara de Vereadores Municipais. Vale ressaltar a relevância que essa pesquisa abarca, uma vez que é algo contemporâneo, conflitante e muito pouco pesquisado dentre as muralhas do nosso Curso de Pedagogia.
Description: Monografia apresentada no curso de licenciatura de pedagogia da Fundação Universidade Federal de Rondônia - UNIR, Campus de Rolim de Moura, para obtenção do título de licenciatura em pedagogia, sob orientação da Profa. Dra. Avacir Gomes dos Santos Silva.
URI: http://ri.unir.br/jspui/handle/123456789/2821
Appears in Collections:Pedagogia (Monografias)



Items in DSpace are protected by copyright, with all rights reserved, unless otherwise indicated.