Please use this identifier to cite or link to this item: https://ri.unir.br/jspui/handle/123456789/2822
Title: Produção de sentidos sobre a construção da identidade social do pedagogo: relatos de educadores
Authors: Sippe, Fáguida Eller
Keywords: Identidade social
Pedagogo
Discurso
Issue Date: 2018
Citation: SIPPE, F. E. Produção de sentidos sobre a construção da identidade social do pedagogo: relatos de educadores. 61 f. Monografia apresentada à Fundação Universidade Federal de Rondônia (UNIR), Campus de Rolim de Moura, como exigência final para obtenção do título de Licenciatura em Pedagogia, sob a orientação do Prof. Me. Eraldo Carlos Batista
Abstract: A identidade social da profissão foi constituída ao longo da história, sofrendo constantes mudanças. A presente monografia tem como objetivo principal compreender os sentidos produzidos sobre a construção social da identidade do pedagogo a partir do discurso deste profissional. A escrita dedica-se a análise do discurso difundido na sociedade, considerando-o como o principal gerador da produção social da identidade do pedagogo. Participaram como interlocutores da pesquisa, sete pedagogos de duas escolas da rede municipal de ensino de um município da Zona da Mata do Estado de Rondônia. A metodologia contou com a abordagem qualitativa do tipo descritiva sob as orientações da Psicologia Discursiva. Os instrumentos de coleta de dados foram um questionário sociodemográfico e entrevistas semiestruturas e as informações colhidas foram analisadas por meio da técnica de Análise do Discurso. A partir da análise das narrativas, constatamos que apesar de existirem discursos valorativos acerca do pedagogo, o discurso que prevalece na sociedade sobre esse profissional é carregado de uma conotação pejorativa, implicando na formação de uma identidade social negativa do pedagogo.
Description: Monografia apresentada à Fundação Universidade Federal de Rondônia (UNIR), Campus de Rolim de Moura, como exigência final para obtenção do título de Licenciatura em Pedagogia, sob a orientação do Prof. Me. Eraldo Carlos Batista
URI: http://ri.unir.br/jspui/handle/123456789/2822
Appears in Collections:Pedagogia (Monografias)



Items in DSpace are protected by copyright, with all rights reserved, unless otherwise indicated.