Use este identificador para citar ou linkar para este item: https://ri.unir.br/jspui/handle/123456789/2824
Título: Análise Microbiológica de leite cru de tanques refrigerados do município de Rolim de Moura, RO
Autor(es): Candido, Fernanda dos Santos
Palavras-chave: Leite cru
Coliformes totais e termotolerantes
Escherichia coli
Data do documento: 2019
Citação: CANDIDO, F. S. Análise Microbiológica de leite cru de tanques refrigerados do município de Rolim de Moura, RO. 50 f. Trabalho de conclusão de curso de Medicina Veterinária, da Federação Universidade Federal de Rondônia, campus Rolim de Moura, como quesito parcial para a obtenção do título de Bacharel em Medicina Veterinária, sob a orientação do Prof. Dr. Igor Mansur Muniz.
Resumo: O leite, produzido e beneficiado em propriedades leiteiras, possui padrões de qualidade específicos. Por ser um alimento rico em gordura, açúcar e, principalmente, água, o leite é um ambiente propício para o crescimento bacteriano. Visando o padrão de qualidade Italac Alimentos, onde seus produtos estão em mais de vinte mil pontos de vendas no país e em prol da comunidade em parceria com a universidade foi avaliado a qualidade da matéria prima que chega direto do produtor na indústria, um estudo quanto a presença de bactérias potencialmente patogênicas, os coliformes totais e termotolerantes, que são veiculados até mesmo pela a água, sendo a Escherichia coli o principal coliforme termotolerante. O objetivo desse trabalho foi analisar a qualidade microbiológica do leite cru em 27 tanques entre ordenha manual e ordenha mecânica em propriedades rurais dentro do município de Rolim de Moura - RO. As amostras foram coletadas e transportadas ao Laboratório de Microbiologia da Universidade Federal de Rondônia-campus Rolim de Moura, onde foram diluídas e analisadas pelo método do número mais provável (NMP). Os resultados revelaram que 100% das amostras foram positivas para coliformes totais e 60% para coliformes termotolerantes. Havendo diferença significativa entre os tipos de ordenha, onde dentro das amostras de ordenha mecânica 50% deram negativas para E. coli, nas de ordenha manuais apenas 17,64% deram negativas, evidenciando a necessidade de um maior controle de qualidade e orientação ao produtor sobre melhores técnicas de higiene.
Descrição: Trabalho de conclusão de curso de Medicina Veterinária, da Federação Universidade Federal de Rondônia, campus Rolim de Moura, como quesito parcial para a obtenção do título de Bacharel em Medicina Veterinária, sob a orientação do Prof. Dr. Igor Mansur Muniz.
URI: http://ri.unir.br/jspui/handle/123456789/2824
Aparece nas coleções:Medicina Veterinária (Monografias)

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
Análise Microbiológica de leite cru de tanques refrigerados do município de Rolim de Moura, RO.pdf837,38 kBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.