Use este identificador para citar ou linkar para este item: https://ri.unir.br/jspui/handle/123456789/2825
Título: Análise microbiológica em queijos Minas Frescal, comercializados no município de Rolim de Moura, estado de Rondônia
Autor(es): Pinto, Natany Dutra
Palavras-chave: Queijo
Doenças transmitidas por alimentos
Coliformes
Escherichia coli
Data do documento: 2019
Citação: PINTO, N. D. Análise microbiológica em queijos Minas Frescal, comercializados no município de Rolim de Moura, estado de Rondônia. 55 f. Trabalho de conclusão de curso de Medicina Veterinária, da Federação Universidade Federal de Rondônia, campus Rolim de Moura, como quesito parcial para a obtenção do título de Bacharel em Medicina Veterinária, sob a orientação do Prof. Dr. Igor Mansur Muniz.
Resumo: O queijo é um alimento consumido em todo o mundo, dentre diversos queijos produzidos e consumidos no Brasil, está o queijo Minas tipo Frescal. Sabe-se que alimentos contaminados podem causar enfermidades, as chamadas Doenças Transmitidas por Alimentos, que acomete pessoas em todo o mundo. Diversos são os alimentos contaminados que podem causar doenças, entre estes tem destaque o leite e seus derivados, como o queijo fresco devido este ser um produto altamente perecível está entre eles. O que pode gerar contaminação envolve desde a ordenha na propriedade rural, manipulação na produção, transporte e armazenamento, gerando contaminação por patógenos prejudiciais à saúde humana, trazendo riscos ao consumidor, sendo este um problema de saúde pública, gerando transtornos para a população. Podendo causar doenças levando até mesmo à quadros graves devido a presença de agentes como coliformes, Escherichia coli e Staphylococcus sp. Este trabalho avaliou 30 amostras de queijo Minas Frescal comercializados no município de Rolim de Moura, resultando em três amostras positivas para coliformes a 45°C, 13 amostras positivas para Escherichia coli, e todas as 30 amostras positivas para e Staphylococcus sp., através dessa análise microbiológica verificou-se que a qualidade do queijo Minas Frescal consumido pela população rolimourense, não encontra-se dentro dos padrões ideais, relacionado a contaminação podendo gerar agravos à saúde pública.
Descrição: Trabalho de conclusão de curso de Medicina Veterinária, da Federação Universidade Federal de Rondônia, campus Rolim de Moura, como quesito parcial para a obtenção do título de Bacharel em Medicina Veterinária, sob a orientação do Prof. Dr. Igor Mansur Muniz.
URI: http://ri.unir.br/jspui/handle/123456789/2825
Aparece nas coleções:Medicina Veterinária (Monografias)



Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.