Use este identificador para citar ou linkar para este item: https://ri.unir.br/jspui/handle/123456789/2826
Título: Anestesia venosa total x alvo-controlada: uma revisão de literatura
Autor(es): Mendonça, Camila Ferreira
Palavras-chave: Anestesia venosa total
Anestesia alvo-controlada
Propofol
Infusão contínua
Opioides
Data do documento: 2019
Citação: MENDONÇA, C. F. Anestesia venosa total x alvo-controlada: uma revisão de literatura. 38 f. Trabalho de conclusão de curso de Medicina Veterinária, da Federação Universidade Federal de Rondônia, campus Rolim de Moura, como quesito parcial para a obtenção do título de Bacharel em Medicina Veterinária, sob a orientação do Prof. Dr. Fernando do Carmo Silva.
Resumo: Na anestesia de pequenos animais, as técnicas de anestesia venosa total têm sido reconhecidas como confiáveis e úteis, proporcionando estabilidade hemodinâmica, antinocicepção intraoperatória e recuperações suaves da anestesia. O propofol é adequado para anetesia em cães, pois possui suave indução e manutenção a anestesia, rápida recuperação e diminuição na incidência de náuseas e vômitos, entretanto não detém de propriedades analgésicas tornando-o inaceitável como único agente anestésico para procedimentos cirúrgicos importantes, sendo necessário associação a agentes opioides. Este trabalho trata da anestesia venosa total objetivando destacar suas vantagens em relação a técnica inalatória, além de comparar seus mais recentes métodos em infusão: velocidade fixa x alvo-controlada a fim de apresentar qual técnica se demonstrou mais adequada nos períodos trans e pós-operatório. Para isso foram analisados trabalhos de diversos autores reunindo dados obtidos pelos mesmo em relação a parâmetros vitais, tempo de retorno da anestesia e grau de hipnose. Concluindo que a infusão alvocontrolada se demonstrou a mais recomendada por viabilizar o controle do nível de hipnose com oportunidade de alteração nas concentrações plasmáticas de forma fácil e com maior exatidão, promovendo recuperação previsível e sem efeitos adversos além de promover economia substancial no volume de fármaco utilizado. Fatos que fazem com que a técnica tenha um futuro promissor na anestesiologia.
Descrição: Trabalho de conclusão de curso de Medicina Veterinária, da Federação Universidade Federal de Rondônia, campus Rolim de Moura, como quesito parcial para a obtenção do título de Bacharel em Medicina Veterinária, sob a orientação do Prof. Dr. Fernando do Carmo Silva.
URI: http://ri.unir.br/jspui/handle/123456789/2826
Aparece nas coleções:Medicina Veterinária (Monografias)

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
Anestesia venosa total x alvo-controlada uma revisão de literatura.pdf557,28 kBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.