Use este identificador para citar ou linkar para este item: https://ri.unir.br/jspui/handle/123456789/2830
Título: Esporotricose felina: revisão bibliográfica
Autor(es): Bison, Ividy
Palavras-chave: Sporothrix spp.
Zoonose
Saúde pública
Epidemiologia
Gato
Data do documento: 2019
Citação: BISON, I. Esporotricose felina: revisão bibliográfica. 43 f. Trabalho de conclusão de curso de Medicina Veterinária, da Federação Universidade Federal de Rondônia, campus Rolim de Moura, como quesito parcial para a obtenção do título de Bacharel em Medicina Veterinária, sob a orientação do Prof. Dr. Arthur Willian de Lima Brasil.
Resumo: A esporotricose é uma micose zoonótica subcutânea causada pelo fungo Sporothrix spp., que vem ganhando destaque na última década, devida a sua nova forma de transmissão através do gato e a fácil disseminação do agente. A doença teve relevância a partir das epidemias ocorridas no Rio de Janeiro no final do século 20 e apesar do seu reconhecimento pelos órgãos governamentais, ainda é negligenciada e subdiagnosticada, principalmente pelo Médico Veterinário, resultando em pacientes não tratados, um dos fatores de mais importantes em sua disseminação. Apesar do prognóstico ser bom, a doença vem se tornando um problema de saúde pública, por razão de cada vez mais se distribuir pelas regiões do Brasil e ser uma zoonose, que principalmente em pacientes humanos imunossuprimidos pode levar a formas extracutâneas, evoluindo até mesmo para a forma fatal. O reconhecimento da esporotricose é fundamental, portanto esta revisão tem por objetivo descrever os padrões clínicos-epidemiológicos da doença e ressaltar sua importância na população brasileira, principalmente para estado de Rondônia, onde começa a aparecer os primeiros casos.
Descrição: Trabalho de conclusão de curso de Medicina Veterinária, da Federação Universidade Federal de Rondônia, campus Rolim de Moura, como quesito parcial para a obtenção do título de Bacharel em Medicina Veterinária, sob a orientação do Prof. Dr. Arthur Willian de Lima Brasil.
URI: http://ri.unir.br/jspui/handle/123456789/2830
Aparece nas coleções:Medicina Veterinária (Monografias)

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
Esporotricose felina revisão bibliográfica.pdf2,34 MBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.