Please use this identifier to cite or link to this item: https://ri.unir.br/jspui/handle/123456789/2832
Title: Estudo retrospectivo da condenação de fígado bovino por fasciolose e hidatidose em frigoríficos no estado de Rondônia
Authors: Alves, Junio Vieira
Keywords: Cisto hidático
Echinococcus granulosus
Fasciola hepatica
Sanidade Animal
Zoonose
Issue Date: 2018
Citation: ALVES, J. V. Estudo retrospectivo da condenação de fígado bovino por fasciolose e hidatidose em frigoríficos no estado de Rondônia. 49 f. Trabalho de conclusão de curso de Medicina Veterinária, da Federação Universidade Federal de Rondônia, campus Rolim de Moura, como quesito parcial para a obtenção do título de Bacharel em Medicina Veterinária, sob a orientação do Prof. Dr. Wilson Gómez Manrique.
Abstract: O presente trabalho teve como objetivo realizar um estudo retrospectivo da ocorrência de condenações de fígados por lesões características de fasciolose e hidatidose dos bovinos abatidos em frigoríficos nos municípios do estado de Rondônia, no período de 2014 à 2018. Realizou-se uma pesquisa quantitativa através de dados mensais notificados ao Ministério da Agricultura Pecuária e Abastecimento pelo Serviço de Inspeção Federal. Os resultados obtidos foram tabulados e analisados mediante a porcentagem total e anual das condenações por lesões. Entre o ano de 2014 à 2018, foram abatidos 10.632.431 bovinos nos diferentes municípios de Rondônia, nestes, constatou-se 585.955 condenações de fígados. As alterações encontradas com menor frequência foram decorrentes da infecção por Fasciola hepatica onde foram condenadas 67 vísceras e as lesões de hidatidose levaram a condenar 4.220 fígados. Ambas as doenças apresentaram porcentagem total e prevalência baixas, demostrando não estarem entre as principais causas de condenações de vísceras. Apesar de ambas as doenças se apresentarem baixas em relação ao acometimento do fígado, deve se dar atenção ao aumento de condenações observado ao término do estudo, pois demostrou-se uma possível falha na prevenção.
Description: Trabalho de conclusão de curso de Medicina Veterinária, da Federação Universidade Federal de Rondônia, campus Rolim de Moura, como quesito parcial para a obtenção do título de Bacharel em Medicina Veterinária, sob a orientação do Prof. Dr. Wilson Gómez Manrique.
URI: http://ri.unir.br/jspui/handle/123456789/2832
Appears in Collections:Medicina Veterinária (Monografias)



Items in DSpace are protected by copyright, with all rights reserved, unless otherwise indicated.