Please use this identifier to cite or link to this item: http://ri.unir.br/jspui/handle/123456789/2835
Title: Identificação de helmintos de peixes nativos coletados nos rios Manoel Correia e Caio Espínola na aldeia indígena Aperoi, Seringueiras, Rondônia
Authors: Montanha, Gisele de Oliveira
Keywords: Alimentação
Parasito
Peixe
Puruborá
Zoonose
Issue Date: 2019
Citation: MONTANHA, G. O. Identificação de helmintos de peixes nativos coletados nos rios Manoel Correia e Caio Espínola na aldeia indígena Aperoi, Seringueiras, Rondônia. 48 f. Trabalho de conclusão de curso de Medicina Veterinária, da Federação Universidade Federal de Rondônia, campus Rolim de Moura, como quesito parcial para a obtenção do título de Bacharel em Medicina Veterinária, sob a orientação do Prof. Dr. Wilson Gómez Manrique.
Abstract: As doenças transmitidas por alimentos (DTA) são infecções ou intoxicações ocasionadas pela ingestão de alimentos e/ou água contaminados. Rios poluídos aumentam as possibilidades de infecção por parasitos. Os peixes representam uma das principais formas de alimento para a etnia Puruborá, avaliar os parâmetros sanitários é necessário a fim de se evitar possíveis riscos à saúde causados pelo consumo da carne de peixe cru ou mal cozida. O presente estudo teve por objetivo determinar o estado sanitário com relação à fauna endoparasitária dos peixes nativos capturados no Rio Manoel Correia e Caio Espínola na aldeia indígena Aperoi, Seringueiras-Rondônia. Foram realizadas duas coletas nos períodos inverno e verão, totalizando 36 peixes das espécies mandi (Pimelodus sp.), tucunaré (Cichla sp.), jeju (Hoplerythrinus sp.) e traíra (Hoplias sp.), sendo que 31 apresentaram algum tipo de endoparasitismo. Para análise dos parasitos nematodos foram fixados em formalina 5% quente para distensão, clarificados em creosoto de Faia e montados em entellan. Foram identificados parasitos do gênero Eustrongylides sp. e do gênero Diphyllobothrium sp.Os peixes parasitados não são considerados boas fontes alimentares para a dieta humana, pois podem transmitir parasitos classificados com potencial zoonótico. É importante também que se façam mais estudos do ambiente com as espécies de peixes ali existentes para obtenção de informações complementares sobre a diversidade de peixes e de parasitos que acontecem nos rios Manoel Correia e Caio Espínola.
Description: Trabalho de conclusão de curso de Medicina Veterinária, da Federação Universidade Federal de Rondônia, campus Rolim de Moura, como quesito parcial para a obtenção do título de Bacharel em Medicina Veterinária, sob a orientação do Prof. Dr. Wilson Gómez Manrique.
URI: http://ri.unir.br/jspui/handle/123456789/2835
Appears in Collections:DAVET/RM. Trabalhos de Conclusão de Curso



Items in DSpace are protected by copyright, with all rights reserved, unless otherwise indicated.