Please use this identifier to cite or link to this item: https://ri.unir.br/jspui/handle/123456789/2837
Title: Levantamento soroepidemiológico de Leptospira sp. em equinos na microrregião de Rolim de Moura, RO
Authors: Cerqueira, Leidiane Maximiano de
Keywords: Equinos
Leptospirosis
Soroepidemiologia
MAT
Rolim de Moura
Issue Date: 2019
Citation: CERQUEIRA, L. M. Levantamento soroepidemiológico de Leptospira sp. em equinos na microrregião de Rolim de Moura, RO. 46 f. Trabalho de conclusão de curso de Medicina Veterinária, da Federação Universidade Federal de Rondônia, campus Rolim de Moura, como quesito parcial para a obtenção do título de Bacharel em Medicina Veterinária, sob a orientação da Profa. Dra. Evelyn Rabelo Andrade Oliveira.
Abstract: A leptospirose é uma doença infectocontagiosa de potencial zoonótico que causa grande impacto econômico e é um risco para saúde humana e animal. O presente trabalho teve como objetivo realizar um inquérito soroepidemiológico de Leptospira sp. em equinos da microrregião de Rolim de Moura - RO, visto que o setor da equinocultura se encontra em desenvolvimento e existem poucos estudos efetuados na região. Para a realização do levantamento soroepidemiológico foi utilizada como técnica de diagnóstico o Teste de Soroaglutinação Microscópica, como preconizado pela Organização Mundial de Saúde Animal. Com a aplicação de um questionário padronizado e individual, foram coletadas informações sobre os dados da propriedade e do animal, além de condições e práticas de manejo que poderiam influenciar nos resultados. Foi utilizada uma bateria com 10 sorogrupos e a soropositividade foi encontrada em 49,41% (42/85) dos animais amostrados. Os sorogrupos reagentes foram Icterohaemorrhagiae (33,33%), Ballum (21,43%), Australis (11,9%), Autumnalis (9,52%), Canicola (9,52%), Grippotyphosa (9,52%), Sejroe (2,39%) e Tarassovi (2,39%). A idade dos animais foi considerada o único fator de risco com diferença estatisticamente significativa, sendo que animais nas faixas etárias de 13 a 48 meses (odds ratio = 5.712) e superior a 48 meses (odds ratio = 5.417) são os mais propensos a serem sororreagentes. Conclui-se que a contaminação por Leptospira sp. tem ocorrência significativa em equinos da microrregião do município de Rolim de Moura - RO, com ocorrência para os sorogrupos Icterohaemorrhagiae e Ballum, indicando a presença e o contato com roedores sinantrópicos.
Description: Trabalho de conclusão de curso de Medicina Veterinária, da Federação Universidade Federal de Rondônia, campus Rolim de Moura, como quesito parcial para a obtenção do título de Bacharel em Medicina Veterinária, sob a orientação da Profa. Dra. Evelyn Rabelo Andrade Oliveira.
URI: http://ri.unir.br/jspui/handle/123456789/2837
Appears in Collections:Medicina Veterinária (Monografias)



Items in DSpace are protected by copyright, with all rights reserved, unless otherwise indicated.