Use este identificador para citar ou linkar para este item: https://ri.unir.br/jspui/handle/123456789/2838
Título: O papel do médico veterinário em saúde pública
Autor(es): Freitas, Ingrid Leticia Pereira de
Palavras-chave: Saúde pública
NASF
Medicina veterinária
Saúde pública veterinária
Saúde única
Data do documento: 2019
Citação: FREITAS, I. L. P. O papel do médico veterinário em saúde pública. 44 f. Trabalho de conclusão de curso de Medicina Veterinária, da Federação Universidade Federal de Rondônia, campus Rolim de Moura, como quesito parcial para a obtenção do título de Bacharel em Medicina Veterinária, sob a orientação da Profa. Dra. Mayra Araguaia Pereira Figueiredo.
Resumo: O exercício da Medicina veterinária está intimamente ligado com os primórdios da civilização, no Brasil em 06 de janeiro de 1910, já sob regime republicano, as autoridades decretaram a criação das duas primeiras instituições de ensino de Veterinária, sendo incluída como categoria profissional de saúde somente em 1988 através da resolução Resolução nº 287. O Médico Veterinário atua em inúmeras atividades dentro da Saúde Pública como: emergências/calamidades, Vigilância em saúde, Epidemiologia, controle de Zoonoses; tecnologia e inspeção higiênico sanitária de produtos de origem animal, bem como no Núcleo de Apoio à Saúde da Família (NASF) onde sua inserção veio através da Portaria nº 2488 de 2011. O presente estudo foi idealizado com o objetivo de identificar a inserção do Médico Veterinário na Saúde Pública, no município de Rolim de Moura-RO. Para tanto, foi realizado um levantamento de literatura nas bases de pesquisas: Scielo e Pubmed, além da seleção de arquivos do Ministério da Saúde, plataformas da Organização Mundial de Saúde Animal, Organização Mundial de Saúde e do Conselho Federal de Medicina Veterinária, também foram realizadas entrevistas com integrantes e/ou apoiadores da antiga equipe do NASF para verificar a respeito da atual situação da Saúde Pública municipal, e se os mesmos tinham o conhecimento do papel do Médico Veterinário em Saúde Pública. Os resultados demonstraram que não há mais um NASF no município, o mesmo foi descredenciado pelo Ministério da Saúde, os entrevistados relataram que a Saúde Pública atual tem passado por momentos delicados de reconstrução, consideraram o Médico Veterinário um profissional de importante função dentro da Saúde Pública e souberam reconhecer os campos de atuação do mesmo, destacando sua inserção no NASF. Desta forma a Saúde Pública veterinária incide no bom emprego do conhecimento do profissional Médico Veterinário para a proteção e promoção da saúde humana.
Descrição: Trabalho de conclusão de curso de Medicina Veterinária, da Federação Universidade Federal de Rondônia, campus Rolim de Moura, como quesito parcial para a obtenção do título de Bacharel em Medicina Veterinária, sob a orientação da Profa. Dra. Mayra Araguaia Pereira Figueiredo.
URI: http://ri.unir.br/jspui/handle/123456789/2838
Aparece nas coleções:Medicina Veterinária (Monografias)

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
O papel do médico veterinário em saúde pública.pdf624,44 kBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.