Use este identificador para citar ou linkar para este item: https://ri.unir.br/jspui/handle/123456789/2839
Título: Poluição Ambiental: conteúdo e o uso dos livros didáticos de ciências
Autor(es): Sousa, Queule Brito de
Palavras-chave: Educação Ambiental
Livro Didático
Conscientização
Data do documento: 2019
Citação: SOUSA, Queule Brito de. Poluição ambiental:conteúdo e o uso dos livros didáticos de ciências. 2019, 45 f. Monografia (Licenciatura em Pedagogia) - Fundação Universidade Federal de Rondônia, Ariquemes, 2019.
Resumo: Com o aumento da poluição no planeta, surge a necessidade de desenvolver estratégias de conscientização a respeito da degradação e preservação. Uma das estratégias é a inserção dessa temática nas atividades do cotidiano escolar de forma efetiva e permanente com a finalidade de contribuir na formação de indivíduos conscientes para exercerem sua cidadania ambiental. Sabe-se que o livro didático tem uma participação significativa no desenvolvimento do ensino-aprendizagem, compreende-se que tem funções a desempenhar na transmissão do conhecimento cientifico e, como material de apoio na prática do professor, entende-se, a necessidade de uma abordagem adequada, com apresentação e problematização do conteúdo, permitindo a compreensão e construção de sentidos. Portanto, apresentamos nesta pesquisa, a análise da abordagem do tema poluição na coleção “BURITI MAIS CIÊNCIAS”, destinada as séries iniciais do ensino fundamental, empregando critérios de abordagem direta, indireta, ou abordagem inexistente, se existe equilíbrio entre o conteúdo e a idade, avaliando em bom, fraco ou regular, além de analisar a relação das imagens com o texto apresentado considerando como bom, fraco ou regular. Foi aplicado questionário com intuito de verificar informações sobre a prática do professor em relação ao tema, e se os conteúdos propostos na coleção atendem ao planejamento, pois os professores têm papel crucial como mediadores e executores deste material. Através da análise constatou-se que a abordagem do tema nos livros é insuficiente, fragmentada, apresentada sem aprofundamento, de forma imperceptível, dificultando na formação de indivíduos conscientes, críticos, e aptos para atuarem pelo planeta, deixando a critério do professor aprofundar ou não o tema em suas atividades, dependendo de seu interesse e visão das questões ambientais.
Descrição: Monografia apresentada ao Departamento de Ciências da Educação da Fundação Universidade de Rondônia (UNIR), como requisito final para obtenção do título em Licenciatura em Pedagogia. Orientadorª: Prof. (a) Dra. Ludimilla Ronqui.
URI: http://ri.unir.br/jspui/handle/123456789/2839
Aparece nas coleções:DACED/ARQ. Pedagogia (TCCs)

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
SOUSA, Queule Brito de..pdf523,58 kBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.