Please use this identifier to cite or link to this item: http://ri.unir.br/jspui/handle/123456789/284
Title: Estudo cinético da enzima 2-trans-enoil-acp-redutase (e.c. 1.3.1.9) de plasmodium falciparum e ensaios de inibição pelo composto pentaciano (isoniazida) ferrato II
Authors: Medeiros, Patrícia de Maria de
Keywords: Malária
Plasmodium falciparium
PfENR
2-Trans-Enoil-ACP-Redutase
Pentaciano (isoniazida)
Issue Date: 2011
Citation: MEDEIROS, Patrícia Soares de Maria de. Estudo cinético da enzima 2-transenoil- acp-redutase (E.C.1.3.1.9) de plasmodium falciparum e ensaios de inibição pelo composto pentaciano (isoniazida) ferrato II. 2011. 112 f. Tese (Doutorado) - Programa de Pós-Graduação em Biologia Experimental, Fundação Universidade Federal de Rondônia, Porto Velho, 2011.
Abstract: A Malária promove um pesado tributo sobre a saúde e a qualidade de vida dos residentes de países intertropicais, afetando um terço da população humana do mundo. Aproximadamente 90% de todas as mortes causadas por malária ocorrem em crianças Africanas com idade inferior a cinco anos. A disseminação da resistência aos fármacos utilizados na quimioterapia causou uma preocupação recente referente à malária, destacando a necessidade urgente por novos medicamentos e novos alvos biológicos. A abordagem moderna para o desenvolvimento de novas compostos químicos contra as doenças complexas, principalmente as doenças endêmicas negligenciadas como malária e tuberculose, é baseada no uso de alvos moleculares definidos. O parasita da malária humana, protozoário do gênero Plasmodium, sintetiza ácidos graxos empregando o sistema de biossíntese de ácidos graxos Tipo II (FAS II), ao contrário dos humanos que dependem da via Tipo I (FAS I). O sistema FAS II alonga os precursores acil da membrana celular em Plasmodium. A enzima 2-trans-enoil-ACP-redutase (ENR) é um membro do sistema FAS II. Neste trabalho são apresentados dados de cinética em estado estacionário, cinética em estado pré-estacionário, e de espectroscopia de fluorescência em equilíbrio que nos permitiram propor um mecanismo enzimático de deslocamento duplo para a ENR de P. falciparum (PfENR). Além disso, o presente estudo avalia também a inibição da PfENR pelo composto pentaciano (isoniazida) ferrato II. Nossos resultados mostraram que este composto é um inibidor de ação lenta (slow-onset inhibitor) da atividade de PfENR. Neste mecanismo de ação, um complexo enzima-inibidor inicial é rapidamente formado e, em seguida, sofre uma reação de isomerização lenta para um complexo binário enzima-inibidor, no qual o inibidor é mais fortemente ligado à enzima. Desta forma, o complexo pentaciano (isoniazida) ferratoII representa uma nova classe de compostos líderes para o desenvolvimento de agentes antimaláricos voltados para a inibição da PfENR.
Description: Tese de Doutorado apresentada à Fundação Universidade Federal de Rondônia, como requisito para obtenção do título de Doutor em Biologia Experimental.
URI: http://www.ri.unir.br/jspui/handle/123456789/284
Appears in Collections:PGBIOEXP/PVH - Doutorado em Biologia Experimental (Teses)

Files in This Item:
File Description SizeFormat 
Patricia_Medeiros_Tese_Doutorado_2011.pdf3,45 MBAdobe PDFView/Open


Items in DSpace are protected by copyright, with all rights reserved, unless otherwise indicated.