Please use this identifier to cite or link to this item: https://ri.unir.br/jspui/handle/123456789/2844
Title: Principais causas de julgamento de carcaças inteiras de bovinos abatidos no estado de Rondônia no período de 2014 a 2018
Authors: Bortoluzzi, Vanessa Michelly
Keywords: Carcaças inteiras
Inspeção
Condenações
Contaminação e contusão
Issue Date: 2019
Citation: BORTOLUZZI, V. M. Principais causas de julgamento de carcaças inteiras de bovinos abatidos no estado de Rondônia no período de 2014 a 2018. 64 f. Trabalho de Conclusão de Curso como quesito parcial para a obtenção do título de Bacharel em Medicina Veterinária pela Federação Universidade Federal de Rondônia, Campus Rolim de Moura, sob a orientação da Profa. Dra. Alessandra Cristina de Moraes.
Abstract: A pecuária de corte exerce grande impacto no agronegócio brasileiro, colaborando para o desenvolvimento e solidificação da economia. Rondônia possui um rebanho que ultrapassa 14 milhões de bovídeos, sendo 73,37% animais de corte, ocupando o 6° lugar no rebanho bovino do país e o 5° em exportação de carne. As exportações de carne bovina congelada, fresca ou refrigerada teve participação de 44% nas exportações do estado, gerando US$ 546,72 Milhões em exportações no ano de 2018. Para garantir a qualidade e segurança da carne bovina consumida e exportada o DIPOA (Departamento de Inspeção de Produtos de Origem Animal) através do SIF (Serviço de Inspeção Federal), vinculado ao MAPA (Ministério da Agricultura, Pecuária e Abastecimento), atuam na inspeção e a fiscalização de estabelecimentos de produtos de origem animal que realizem o comércio interestadual ou internacional. Visto que condenações ocasionam prejuízos econômicos nos matadouros-frigoríficos, além das técnicas errôneas no pré e pós abate dos bovinos, este estudo buscou identificar as principais causas de julgamento de carcaças inteiras de bovinos abatidos no estado de Rondônia no período de 2014 a 2018 a partir da base de dados do SIGSIF (Sistema de Informações Gerenciais do Serviço de Inspeção Federal) disponíveis on-line no site do MAPA. As informações coletadas referentes as condenações que se repetiam anualmente corresponderam a 48.574 carcaças inteiras diagnosticadas com lesões e anormalidades, as quais, contusão, adenite e contaminação foram as que tiveram maior número de ocorrências, o que impõe a constatação de que a técnica de operacional, técnicas de manejo e emprego de técnicas de bem-estar animal inadequadas estão intimamente ligadas ao número de carcaças condenadas. Para tanto foi empregado o procedimento estatístico por analise de correspondência/contingência pelo método de Qui-quadrado e analise de correlação de Pearson. Para verificação da normalidade dos dados utilizou-se o teste Shapiro-Wilk.
Description: Trabalho de Conclusão de Curso como quesito parcial para a obtenção do título de Bacharel em Medicina Veterinária pela Federação Universidade Federal de Rondônia, Campus Rolim de Moura, sob a orientação da Profa. Dra. Alessandra Cristina de Moraes.
URI: http://ri.unir.br/jspui/handle/123456789/2844
Appears in Collections:Medicina Veterinária (Monografias)



Items in DSpace are protected by copyright, with all rights reserved, unless otherwise indicated.