Use este identificador para citar ou linkar para este item: https://ri.unir.br/jspui/handle/123456789/2845
Título: Principais helmintoses de peixes de produção no Brasil: revisão de literatura
Autor(es): Rodrigues, Nícolas André Caetano
Palavras-chave: Helmintoses
Peixe nativo
Piscicultura
Profilaxia
Data do documento: 2018
Citação: RODRIGUES, N. A. C. Principais helmintoses de peixes de produção no Brasil: revisão de literatura. 42 f. Trabalho de Conclusão de Curso como quesito parcial para a obtenção do título de Bacharel em Medicina Veterinária pela Federação Universidade Federal de Rondônia, Campus Rolim de Moura, sob a orientação do Prof. Dr. Wilson Gómez Manrique.
Resumo: A piscicultura no Brasil é o setor da agropecuária que mais vem se destacando e crescendo nas últimas décadas. Através de políticas públicas obteve-se a formação de um ambiente favorável para a inovação e implantação de tecnologias que contribuíram para o aumento da produção de peixe. No ano de 2017 a produção no Brasil cresceu 8% em relação a 2016, onde foram produzidos 691.700 toneladas de peixes cultivados. Para continuar com este crescimento é importante a implantação de boas práticas de manejo a fim de evitar a infestação de parasitos. As parasitoses são as enfermidades mais importantes na piscicultura e estão ligadas à erro de manejo, qualidade da água e das condições ambientais. Dentre os principais parasitos que se observa em condições de cultivos se destacam os helmintos. Onde se incluem endoparasitos conhecidos como cestoides, nematoides e acantocéfalos . O estudo dos helmintos que parasitam os peixes é muito importante, pois proporciona informações a respeito do hábito e habitat dos hospedeiros, assim como nos dá entendimento sobre a distribuição, prevalência e especificidade dos helmintos, podendo assim efetuar medidas profiláticas. Nesse contexto, o presente estudo teve por finalidade realizar uma revisão bibliográfica sobre as principais helmintoses de peixes de produção no Brasil.
Descrição: Trabalho de Conclusão de Curso como quesito parcial para a obtenção do título de Bacharel em Medicina Veterinária pela Federação Universidade Federal de Rondônia, Campus Rolim de Moura, sob a orientação do Prof. Dr. Wilson Gómez Manrique.
URI: http://ri.unir.br/jspui/handle/123456789/2845
Aparece nas coleções:Medicina Veterinária (Monografias)

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
Principais helmintoses de peixes de produção no Brasil revisão de literatura.pdf1,07 MBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.