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Título: Atendimento aos surdos e deficientes auditivos na Unir campus Vilhena
Autor(es): Silva, Elayne Barbosa da
Palavras-chave: Atendimento educacional especializado
Pedagogia
Deficiente auditivo
Data do documento: 2019
Resumo: Este trabalho consiste na elaboração de uma pesquisa e estudo sobre os surdos na UNIR campus Vilhena, bem como o atendimento prestado a esses alunos que chegam ate o ensino superior, especificamente na UNIR campus de Vilhena - RO. Tendo como objetivo da pesquisa averiguar o atendimento aos surdos e aos deficientes auditivos matriculados no campus de Vilhena; bem como a perspectiva desses acadêmicos em relação aos atendimentos prestados aos mesmos pelos departamentos, professores e também outros atendimentos que auxiliem no processo de inclusão como; a acessibilidade, e outras ações desenvolvidas pelo Núcleo de Atendimento Educacional Especializado e por outros setores do campus em questão. O presente trabalho ainda apresenta a perspectiva do colegiado em relação à comunicação com esses acadêmicos, a visão geral da direção sobre a perspectiva de inclusão através das ações do Núcleo e também traçar um perfil desses acadêmicos. A metodologia utilizada foi dentro de uma abordagem de cunho qualitativo, com questionário semiestruturado aplicado: a 16 professores, aos 5 departamentos que o Campus possui e seus respectivos cursos, em 2 setores, aos 3 surdos e 4 deficientes auditivos matriculados, sendo esse o público alvo do foco da pesquisa e também a equipe do Núcleo, onde acontecem os atendimentos educacionais especializados. Esta pesquisa é ainda participativa e de campo, com registro no diário de bordo ou de campo, devido às experiências cotidianas com os sujeitos objetos desta investigação. De caráter exploratório; pois descreve fatos encontrados no decorrer da pesquisa. Quanto à tipologia, apresenta analise de situações especificas como os atendimentos além da utilização de outros aparatos e técnicas utilizadas, como as entrevistas e gravação em áudio com o público alvo. Quanto aos resultados observou se que o campus de Vilhena caminha numa perspectiva inclusiva; em relação aos atendimentos prestados pelo NAEE e ainda a perspectiva positiva do público alvo em relação aos atendimentos a eles ofertados dentro do campus. Este trabalho ainda apresenta aspectos de reflexão como a mediação do professor e aluno, da atuação do profissional tradutor interprete de Libras e a verificação da existência ou não de um distanciamento dos departamentos, dos professores e de outros funcionários que atendem direta ou indiretamente esses alunos, pelo fato de não terem capacitação em Libras para facilitar a comunicação com os acadêmicos surdos e com deficiência auditiva. Nessa perspectiva este trabalho aponta como estão inclusos os surdos e deficientes auditivos no ensino superior; com ênfase no atendimento aos acadêmicos dentro da universidade bem como os aspectos e perspectivas para garantir a permanência e o sucesso desses acadêmicos durante a conclusão de seus cursos.
URI: http://ri.unir.br/jspui/handle/123456789/2851
Aparece nas coleções:DACED/VHA. Licenciatura em Pedagogia (Trabalhos de Conclusão de Curso)

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