Use este identificador para citar ou linkar para este item: https://ri.unir.br/jspui/handle/123456789/2853
Título: Estratégias utilizadas no ensino de figuras planas
Autor(es): Souza, Maria Luiza Martins de
Palavras-chave: Pedagogia
Estratégias de ensino
Figuras planas
Educação matemática
Data do documento: 2019
Resumo: A pesquisa teve como tema estratégias utilizadas no ensino de figuras planas. De forma mais especifica, foi norteada pela seguinte questão: a formação obtida através da graduação em pedagogia é suficiente para que o professor atue em sala de aula nos conteúdos que se refere as figuras planas? Responder esta questão implicou conhecer quais estratégias são utilizadas pelos professores que ensinam os conteúdos matemáticos estudados no 5º ano do ensino fundamental; verificar a correlação do conteúdo matemático trabalhado no 5º ano do ensino fundamental com as demais disciplinas estudadas; compreender como são organizadas as aulas da disciplina que aborda o conteúdo de matemática; entender como são especificados os conteúdos matemáticos trabalhados em sala de aula; investigar as possíveis fragilidades destacadas pelos professores com relação ao processo de ensino-aprendizagem da matemática; analisar o Projeto Pedagógico de cada instituição participante desta pesquisa. O objetivo geral foi compreender quais estratégias são utilizadas pelos professores no ensino do conteúdo de figuras planas no 5º ano do ensino fundamental, sob uma perspectiva de educação matemática. Sendo o lócus desta pesquisa o município de Vilhena-RO, onde para o seu desenvolvimento foi selecionada 3 (três) escolas e ainda juntamente com a direção e coordenação pedagógica das escolas foi selecionado 2 (dois) profissionais atuantes no 5º (quinto) ano do ensino fundamental. Esta pesquisa fundamenta-se em produção de dados em campo natural e em pesquisa bibliográfica. As ferramentas utilizadas para a produção de dados foi a de entrevistas semiestruturadas, a metodologia para análise dos dados produzidos baseou-se na teoria de Análise de Conteúdo, sendo que as unidades de análise foram construídas a partir das unidades de registro, resultando no surgimento dos eixos temáticos nomeados perfil do professor que ensina matemática; metodologia de ensino; a geometria plana e o aluno; as dificuldades que permeiam o ensino. Do ponto de vista geral, esta pesquisa traz contribuições para uma análise das estratégias utilizadas atualmente pelos profissionais e para os futuros profissionais da educação. Traz também indicações para a melhora destas estratégias a serem desenvolvidas por futuros pedagogos atuantes neste ensino.
URI: http://ri.unir.br/jspui/handle/123456789/2853
Aparece nas coleções:DACED/VHA. Licenciatura em Pedagogia (Trabalhos de Conclusão de Curso)

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
MONOGRAFIA MARIA LUIZA.pdf1,36 MBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.