Use este identificador para citar ou linkar para este item: https://ri.unir.br/jspui/handle/123456789/2870
Título: Detecção de resíduos de antibióticos de leite UHT e leite in natura comercializado de forma informal em feiras e em mercados no município de Rolim de Moura, RO
Autor(es): Silva, Jaqueline de Oliveira Lucena
Palavras-chave: Leite
Leite informal
Resíduos antibióticos
Rolim de Moura
Data do documento: 2019
Citação: SILVA, J. O. L. Detecção de resíduos de antibióticos de leite UHT e leite in natura comercializado de forma informal em feiras e em mercados no município de Rolim de Moura, RO. 45 f. Trabalho de Conclusão de Curso, apresentado a Federação Universidade Federal de Rondônia, Campus Rolim de Moura, como requisito para a obtenção do Título de Bacharel em Medicina Veterinária, sob a orientação do Prof. Dr. Igor Mansur Muniz.
Resumo: O leite e um dos produtos de origem animal mais consumidos no mundo devido seu alto valor nutritivo, é considerado um dos alimentos mais completos da natureza, tendo em sua composi- ção elementos nutritivos como proteínas, vitaminas, carboidratos, gordura e sais minerais, ele complementa a alimentação de pessoas de todas as idades e classes sociais, destacando-se, principalmente, na dieta de crianças e idosos. Cerca de 20 a 30% da produção de leite bovino no Brasil é comercializado sem inspeção sanitária, ou tratamento térmico adequado. Este produto é denominado “leite informal” e é comercializado em utensílios plásticos ou de vidro elaborados para outros produtos, como refrigerantes. Apesar da irregularidade na comercialização do leite informal, são escassas as informações sobre a presença de micro-organismos, toxinas, resíduos de antimicrobianos, contagens bacterianas totais e de células somáticas, bem como dos constituintes nutricionais e físico-químicos. A ausência de informações de qualidade deste produto expõe a população ao consumo de leite com baixa qualidade, aos riscos de reações orgâ- nicas indesejáveis, além de veicularem toxinas e micro-organismos com potencial zoonótico. Este trabalho teve o intuito de verificar a presença de resíduos de antibióticos em leite UHT e em leite comercializado de forma informal na cidade de Rolim de moura, foram colhidas 99 amostras de leite sendo UHT, leite informal comercializado na feira comercial de Rolim de moura e em estabelecimentos comercias de pequeno porte testadas pelo kit comercial Charm® Cowside II Test que utiliza o método colorimétrico, qualitativo para avaliar a presença de antibióticos em leite cru ou UHT . Das 99 amostras colhidas 17 (17,17%) foram consideradas positivas. A legislação brasileira regulamenta que os resíduos de antibióticos e outros agentes inibidores de crescimento microbiano devem estar ausentes. Mais estudos científicos que instituam uma pesquisa da qualidade dos produtos devem ser encorajados e programas de incentivo a qualidade do leite devem ser instituídos para que se produza leite com excelência em qualidade e se tenha um produto seguro para os consumidores.
Descrição: Trabalho de Conclusão de Curso, apresentado a Federação Universidade Federal de Rondônia, Campus Rolim de Moura, como requisito para a obtenção do Título de Bacharel em Medicina Veterinária, sob a orientação do Prof. Dr. Igor Mansur Muniz.
URI: http://ri.unir.br/jspui/handle/123456789/2870
Aparece nas coleções:Medicina Veterinária (Monografias)

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
Detecção de resíduos de antibióticos de leite UHT e leite.pdf1,39 MBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.