Use este identificador para citar ou linkar para este item: https://ri.unir.br/jspui/handle/123456789/2872
Título: A arte nos/dos olhares e dizeres dos seres enlaçados pelo PIBID
Autor(es): Nogueira, Kamila Passos
Palavras-chave: Crianças
Arte
PIBID
Olhares
Dizeres
Data do documento: 2018
Citação: NOGUEIRA, K. P. A arte nos/dos olhares e dizeres dos seres enlaçados pelo PIBID. 42 f. Trabalho de Conclusão de Curso apresentado ao Departamento de Educação da Fundação Universidade Federal de Rondônia, Campus Rolim de Moura, como requisito parcial para obtenção do Grau de Licenciatura em Pedagogia, sob a orientação da Profa. Dra. Bianca Santos Chisté.
Resumo: Vivemos em um mundo onde se corre contra o tempo, numa constante busca pelas insatisfações, o almejo parece nunca ser alcançado. Não há tempo para si, faltam horas nos relógios, falta vivacidade nas pessoas. Num cenário marcado pelo capitalismo exacerbado, em um acirrado e concorrido mercado de trabalho que aprisiona as pessoas na luta pela sobrevivência, a essência dos seres está à beira da extinção. Nas escolas, faz-se alusão às experiênciações, registros e observações nos anos iniciais do ensino fundamental, primeiro ciclo da educação básica em que crianças são privadas de travessuras e travessias, oportunidades significativas de conhecimentos. Essas oportunidades são consideradas pelos PCNs primordiais para a estruturação de si, proporcionando ampliação da sensibilidade, percepção, reflexão, imaginação em diferentes experiências, além do contato direto com um universo paralelo, surreal, um mundo imaginário, onde existe espaço para permitir-se, para experimentar, para degustar os momentos sem hora marcada, sem pressa, sem tempo “cronosmetrado”. Lugar esse que pode até ser invisível aos olhos, mas é perceptível aos sentidos e emoções; sentimentos e emoções esses que levam a novas visões de mundo, amores, cores e sabores... De encontro com essa realidade, a escrita/ensaio em foco propõe uma reflexão do olhar na contemporaneidade do contexto educacional, com o objetivo de refletir sobre os dizeres disparados no encontro com a arte, como em uma metamorfose do ensino da arte nas escolas, a partir das vivências da autora oportunizadas pelo PIBID-Programa Institucional de Bolsas de Iniciação à Docência, Subprojeto de Pedagogia da UNIR-Fundação Universidade Federal de Rondônia, campus Rolim de Moura - RO, em uma escola estadual do município. Para tal, far-se-á uso de teóricos como Masschelein (2008); Barbosa (1991; 2006), dentre outros. Uma arte “pobre” no sentido de educar o olhar, um fazer artístico que atravesse, afete os seres num devir-arte para além dos muros, das fôrmas, formas e qualquer tecnicismo que suprima o fazer artístico a lápis/tinta, papel/tela, ao invés de dar asas à criatividade, expressão, manifestação de si, manifestações essencialmente humanas. Possíveis dentro e fora dos espaços escolares.
Descrição: Trabalho de Conclusão de Curso apresentado ao Departamento de Educação da Fundação Universidade Federal de Rondônia, Campus Rolim de Moura, como requisito parcial para obtenção do Grau de Licenciatura em Pedagogia, sob a orientação da Profa. Dra. Bianca Santos Chisté.
URI: http://ri.unir.br/jspui/handle/123456789/2872
Aparece nas coleções:Pedagogia (Monografias)

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
A arte nos dos olhares e dizeres.pdf3,12 MBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.