Use este identificador para citar ou linkar para este item: https://ri.unir.br/jspui/handle/123456789/2875
Título: Práticas de alfabetização nas escolas do campo no município de Ji-Paraná
Autor(es): Dernei, Angélica Brozeguine Da Silva
Palavras-chave: Práticas Pedagógicas
Alfabetização
Educação do Campo
Dispositivos Legais
Formação Cultural
Data do documento: 2018
Citação: Dernei, Angélica Brozeguine Da Silva. Práticas de alfabetização nas escolas do campo no município de Ji-Paraná. 2019. 79 f. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Pedagogia) - Fundação Universidade Federal de Rondônia, 2019.
Resumo: A educação no Campo tem passado por transformações ao longo da história, no entanto, pesquisas empíricas têm demonstrado que esta ainda não atende aos anseios dos camponeses. Nesta perspectiva, o presente trabalho intitulado Práticas de Alfabetização nas Escolas do Campo no Município de Ji -Paraná levanta reflexões acerca da temática. O objetivo é verificar como ocorre o processo de alfabetização dos estudantes do 1º ano do ensino fundamental em duas escolas do campo do município de Ji-Paraná. Buscando respostas ao problema apresentado, esta pesquisa foi elaborada tendo como metodologia um estudo de caso de abordagem qualitativa. Foram utilizados como instrumentos para a coleta de dados a observação, bem como entrevista semi-estruturada aplicada a dois professores dos anos iniciais do ensino fundamental, que atuam em duas escolas localizadas na área rural do município de Ji-Paraná - RO. Parte deste estudo ocorreu junto a Coordenadoria da Educação do campo de Ji-Paraná na Secretaria Municipal de Educação – SEMED para verificar o quantitativo de escolas rurais existentes no município, bem como os níveis de ensino que estas oferecem, verificando ainda como ocorre o deslocamento dos alunos para essas escolas, se há oferta de transporte escolar ou não. Como base teórica usamos os seguinte autores: Silva (2018), Caldart et al., (2012), Nosella (2013), Oliveira (2016), Mesquita (2012), Leal (2012), Saviani (2016), Begnami (2016), Burghgrave (2016) entre outros. Ao final, foi possível concluir que uma prática alfabetizadora deve respeitar as vivências da comunidade dando a devida importância para a formação cultural dos estudantes, pois quando as práticas pedagógicas se aproximam da leitura de mundo da criança, trazem resultados positivos na apropriação da técnica de ler e escrever, tornando esse período prazeroso.
Descrição: Trabalho de Conclusão de Curso apresentado ao Departamento de Ciências Humanas e Sociais como requisito para a obtenção do título de Licenciatura em Pedagogia
URI: http://ri.unir.br/jspui/handle/123456789/2875
Aparece nas coleções:Pedagogia (Trabalhos de Conclusão de Curso)

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
ANGÉLICA BROZEGUINE DA SILVA DERNEI.pdfANGÉLICA BROZEGUINE DA SILVA DERNEI1,6 MBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.