Use este identificador para citar ou linkar para este item: https://ri.unir.br/jspui/handle/123456789/2877
Título: Uma perspectiva sociocultural do ensino de geometria a partir da análise de cestos do povo indígena Paiter Suruí
Autor(es): Gavino, Maicon Serrão
Palavras-chave: Método de Ensino
Geometria
Etnomatemática
Cultura Indígena
Data do documento: 2019
Citação: Gavino, Maicon Serrão. Uma perspectiva sociocultural do ensino de geometria a partir da análise de cestos do povo indígena Paiter Suruí. 2019. 41 f. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Matemática) - Fundação Universidade Federal de Rondônia, 2019..
Resumo: Esta pesquisa trata-se de uma proposta de ensino de geometria contextualizado utilizando cultura local com base em pressupostos da Etnomatemática. Dentro da cultura Amazônica os indígenas são figuras que representam a região. São excelentes artesãos, partindo disso, a pesquisa se baseou em seus artesanatos para formar um estudo de diferentes maneiras de apresentar aos alunos o ensino da geometria. Utilizar de artesanatos indígenas para proporciona um ensino mais contextualizado, proporciona reflexões teóricas sobre formas distintas para o ensino de geometria a partir da valorização de produções culturais. Como também, abordar aspectos de uma perspectiva sociocultural para o ensino de geometria plana na educação básica de forma contextualizada na Amazônia. Metodologicamente o estudo é de abordagem qualitativa de cunho descritivo. O material de análise foram 3 cestos, de diferentes tamanhos, produto cultural do povo Paiter Suruí. Buscou-se fundamentação teórica nos trabalhos de análise de artesanatos indígenas de Paulus Gerdes . E fundamentação teórica sobre os aspectos históricos da Etnomatemática, pautando-se nos seguintes autores: D’Ambrosio (2013), Fiorentini (1995), Gerdes (1989), Pavanello (1993), Rosa e Orey (2014), Ascher e Ascher (1997), Gomes (2012), D’Ambrosio (1996) e Leite (2014). E relações existentes entre Etnomatemática, cultura e ensino de geometria, e a valorização dos aspectos regionais no ensino, fundamentado nos seguintes autores: Eves (1992), Lorenzato (1995), Mendes (2008), Fonseca (2012), D’Ambrosio (2001), Vasconcelos e Rêgo (2010), Nunes, Carraher e Schliemann (2011), Brasil (1997), Duarte (1996), D’Ambrosio (2013) e Sebastiani (2002). Pôde-se observar diferentes formas de apresentar a geometria utilizando os artesanatos indígenas. Como também a apresentação de diferentes conceitos geométricos existentes nesses artesanatos utilizados para a pesquisa. E apresentar algumas formas de se trabalhar esses conceitos de geometria a partir da utilização dos artesanatos indígenas buscando valorizar as culturas locais. Espera-se com esse estudo fomentar novas pesquisas que busquem disponibilizar e discutir metodologias para o ensino de geometria em uma perspectiva sociocultural.
Descrição: Trabalho de Conclusão de Curso apresentado ao Departamento de Matemática e Estatística DME, da Fundação Universidade Federal de Rondônia – (UNIR), Campus de Ji-Paraná,para obtenção do grau de Licenciado em Matemática.
URI: http://ri.unir.br/jspui/handle/123456789/2877
Aparece nas coleções:Matemática (Trabalhos de Conclusão de Curso)

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
Maicon Serrão Gavino.pdfMaicon Serrão Gavino1,27 MBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.