Use este identificador para citar ou linkar para este item: https://ri.unir.br/jspui/handle/123456789/287
Registro completo de metadados
Campo DCValorIdioma
dc.contributor.advisor-
dc.contributor.authorSantos, Patrícia Barbosa dos-
dc.date.accessioned2014-09-19T21:42:42Z-
dc.date.available2014-09-19T21:42:42Z-
dc.date.issued2014-
dc.identifier.citationSANTOS, P. B. A importância da música na pré-escola dentro da perspectiva histórico-crítica. 2014, 74 f. Monografia (Licenciatura em Pedagogia) - Fundação Universidade Federal de Rondônia, Ariquemes, 2014.pt_BR
dc.identifier.urihttp://www.ri.unir.br/jspui/handle/123456789/287-
dc.descriptionMonografia apresentada ao Departamento de Ciências da Educação da Fundação Universidade de Rondônia (UNIR), como requisito final para obtenção do título em Licenciatura em Pedagogia. Orientadorª: Prof. Esp. Márcia Ângela Patríciapt_BR
dc.description.abstractNo ano de 2013 a Pré-Escola tornou-se obrigatória, assim sendo, é preciso ter em vista que o ensino para o público que estuda nessa primeira etapa da educação básica precisa ter como finalidade o desenvolvimento integral da criança. Verifica-se que a música pode ser de grande auxílio para que tal desenvolvimento se concretize. Mediante ao exposto, a presente monografia tem por objetivo explicar a importância da música como recurso pedagógico na Pré-Escola. Parte-se do pressuposto de que ela está presente na vida do indivíduo desde o seu nascimento ou até mesmo antes, e por isso já justifica sua utilização na educação. Além de diversão e brincadeira, esta arte pode possibilitar ao aluno entre outras coisas uma compreensão do mundo a sua volta, do outro e a si mesmo desde que seja inserida na educação de forma adequada. A pesquisa bibliográfica está fundamentada em Demerval Saviani, João Luiz Gasparin, Referencial Curricular Nacional da Educação Infantil (RCNEI), Ana Carolina Galvão Marsiglia, Karl Marx, Friedrich Engels entre outros. Ressalta-se que este estudo será analisado pelo viés da pedagogia histórico-crítica, uma vez que há uma defesa em prol das classes menos favorecidas, requerendo da educação um ensino que leve o aluno ao conhecimento sistematizado. Realizou-se ainda uma investigação de campo através de observação, entrevista e questionário. Os atores da pesquisa foram professores e alunos da Pré-Escola. A pesquisa de campo contextualizou todos os procedimentos utilizados, os resultados obtidos foram expostos juntamente com suas referidas análises, possibilitando uma reflexão crítica acerca do tema, contrapondo a teoria e a prática educacional, demonstrando que apesar da idade de tais alunos é necessário realizar atividades que contenham conteúdos significativos que ampliem as potencialidades dos pequenos. Logo, é preciso ressaltar que a inserção da pedagogia histórico-crítica dentro da instituição infantil não significa que tal teoria propõe negar que essas crianças necessitam de uma educação diferenciada das séries posteriores, uma vez que a intenção em nenhum momento é desvalorizar o estágio desse indivíduo, mas sim garantir que apesar das suas necessidades e particularidades eles também têm o direito de receber uma educação de qualidade, condizente com as reais necessidades atuais. Todavia, mediante ao processo de investigação de campo notou-se que em todos os momentos esta arte ainda vive sobre a influência de uma educação fantasiada de democrática, sendo utilizada de maneira fragmentada e estereotipada.pt_BR
dc.description.provenanceSubmitted by Fabiany Andrade (fabiany@unir.br) on 2014-09-19T21:32:09Z No. of bitstreams: 1 Santos, Patrícia Barbosa dos.pdf: 1625087 bytes, checksum: c653d5b0f1b59717e75ac8c352f7791c (MD5)en
dc.description.provenanceApproved for entry into archive by Fabiany Andrade (fabiany@unir.br) on 2014-09-19T21:41:29Z (GMT) No. of bitstreams: 1 Santos, Patrícia Barbosa dos.pdf: 1625087 bytes, checksum: c653d5b0f1b59717e75ac8c352f7791c (MD5)en
dc.description.provenanceMade available in DSpace on 2014-09-19T21:42:42Z (GMT). No. of bitstreams: 1 Santos, Patrícia Barbosa dos.pdf: 1625087 bytes, checksum: c653d5b0f1b59717e75ac8c352f7791c (MD5) Previous issue date: 2014en
dc.language.isoespt_BR
dc.subjectEnsino de música - Criançaspt_BR
dc.subjectEducação infantilpt_BR
dc.subjectPedagogia histórico-críticapt_BR
dc.titleA importância da música na pré-escola dentro da perspectiva histórico-críticapt_BR
dc.typeOtherpt_BR
Aparece nas coleções:DACED/ARQ. Pedagogia (TCCs)

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
Santos, Patrícia Barbosa dos.pdfLeitura de dados1,59 MBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.