Use este identificador para citar ou linkar para este item: https://ri.unir.br/jspui/handle/123456789/2880
Título: Método para o ensino significativo de óptica por analogia a Pedagogia Histórico Crítica
Autor(es): Marmentini, Alcides Antonio
Palavras-chave: Óptica geométrica
Pedagogia histórico-crítica
Experimentos didáticos
Efeito tyndall
Data do documento: 2019
Citação: Marmentini, Alcides Antônio. Método para o ensino significativo de óptica por analogia a Pedagogia Histórico Crítica. 2019. 136 f. Trabalho de Conclusão de Curso (Mestrado Nacional Profissional em Ensino de Física - MNPEF) - Fundação Universidade Federal de Rondônia, 2019.
Resumo: Aprendizagem partindo de situações vivenciadas propícia para o ensino de física uma forma de aprendizagem mais significativa, pois estabelecerá um vínculo com algo com que ele já tem familiaridade, facilitando a construção do conhecimento e efetivando assim o processo ensino aprendizagem. No contexto do presente estudo, teve como objetivo adaptar os cinco passos da pedagogia histórico-crítica ao ensino do conteúdo de óptica geométrica, refração e lentes delgadas, de forma multidisciplinar principalmente com conteúdo de química sobre efeito tyndall, levando em consideração conceito de aprendizagem significativa relacionando os conteúdos com experimentos práticos e de baixo custo. O produto foi aplicado em três turmas do 2º ano de ensino médio da Escola Estadual de Ensino Médio em Tempo Integral Heitor Villa-Lobos, na cidade de Ariquemes-RO, e a proposta foi utilizar elementos que façam do cotidiano dos alunos, como copo com água, vidro, laser, Datashow, lupa e lâmpada para ensinar os conteúdos de óptica geométrica, em projeção de imagens e refração da luz. Para tal ação, foi empregado metodologia que leva em conta os passos da pedagogia histórico-crítica, que se inicia com a Prática Social Inicial, que são os conhecimentos prévios do aluno, a Problematização, que é levantar questionamentos e hipóteses para explicação da realidade e dos fenômenos, através de experimentos simples, após foi feito a Instrumentalização, através de estudos em livros, sobre a parte teórica de física, a última parte da aula é a Catarse, que se define com a e exposição do conteúdo através de desenhos e resolução de exercícios e a Prática Social Final que é despertar no educando uma nova visão para os fenômenos físicos que envolva óptica geométrica para situações futuras. A proposta didática atingiu os resultados almejados, elevando os resultados de aproveitamento na disciplina, permitindo o melhoramento significativo na parte conceitual, por parte dos Estudantes. Verificou-se um grande interesse dos alunos durante as aulas, com uma boa participação e um alto grau de curiosidade na apresentação dos experimentos. A proposta cumpriu ainda aquisição de competências vinculada ao crescimento humano como, visão crítica da realidade, autonomia do processo de aprendizagem e conhecimento sobre as práticas de óptica que poderão ser vivenciadas no cotidiano futuro. Mediante isso, pode-se concluir que é metodologia utilizada durante aplicação do produto, com ênfase nos passos da teoria histórico-crítica, contribuíram para evolução do conhecimento dos alunos, partindo de uma prática social inicial onde novos conteúdos foram ancorados e mudando sua visão para uma prática social final diferenciada, promovendo a formação dos alunos sobre a temática do ensino de óptica.
Descrição: Dissertação apresentada ao Mestrado Nacional Profissional em Ensino de Física (MNPEF) através do Polo do Campus de Ji-Paraná, da Universidade Federal de Rondônia, como parte dos quesitos necessários para a obtenção do Título de Mestre em Ensino de Física
URI: http://ri.unir.br/jspui/handle/123456789/2880
Aparece nas coleções:MNPEF - Mestrado Nacional Profissional em Ensino de Física

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
ALCIDES ANTONIO MARMENTINI.pdfALCIDES ANTONIO MARMENTINI4,23 MBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.