Use este identificador para citar ou linkar para este item: https://ri.unir.br/jspui/handle/123456789/2882
Título: Utilização do Software Modellus como ferramenta no ensino de cinemática
Autor(es): Andrade, Delma Pereira de
Palavras-chave: Didática em física
Modelagem Computacional
Cinemática
Data do documento: 2019
Citação: Andrade, Delma Pereira. Utilização do Software Modellus como ferramenta no ensino de cinemática. 2019. 109 f. Trabalho de Conclusão de Curso (Mestrado Nacional Profissional em Ensino de Física - MNPEF) - Fundação Universidade Federal de Rondônia, 2019.
Resumo: Nos dias atuais nos deparamos com a evolução cada vez mais rápida da tecnologia, e a introdução das Tecnologias no âmbito educacional é uma realidade e a escola deve acompanhar esse desenvolvimento. Assim, destaca-se a importância do uso da tecnologia, principalmente com o uso de aplicativos e softwares, como uma ferramenta de trabalho útil e necessária para que haja uma aprendizagem significativa, e melhore a relação entre alunos e professores. Dessa forma, este trabalho possui o objetivo de utilizar as tecnologias educacionais para explicar conceitos físicos de Cinemática, e assim, contribuir para melhorar o processo de ensino e aprendizagem, além de mostrar aos alunos e professores a viabilidade do uso da simulação e modelagem computacional no ensino de Física, bem como também comparar os resultados com o método tradicional de ensino. Para verificar esta viabilidade foi elaborado um produto Educacional. Este produto é um guia prático de como utilizar o software Modellus para simulação e também modelagem computacional. Foi aplicado um questionário antes da aplicação do produto, observou-se que dos alunos que participaram deste questionário, poucos conheciam os conceitos básicos de movimento uniforme e movimento uniformemente variado. Contudo, após a aplicação do produto a grande maioria dos alunos demonstraram compreender melhor os conceitos básicos para estes tipos de movimento. Ao final foi possível observar que o uso de computadores, bem como o uso do software Modellus para simular e modelar eventos físicos, além de facilitar o processo de ensino e aprendizagem, também tornam as aulas mais divertidas e dinâmicas. Dessa forma o aluno passa a ser o construtor do seu conhecimento tornando o aprendizado mais significativo.
Descrição: Dissertação apresentada ao Mestrado Nacional Profissional em Ensino de Física (MNPEF) através do Polo do Campus de Ji-Paraná, da Universidade Federal de Rondônia, como parte dos quesitos necessários para a obtenção do Título de Mestre em Ensino de Física
URI: http://ri.unir.br/jspui/handle/123456789/2882
Aparece nas coleções:MNPEF - Mestrado Nacional Profissional em Ensino de Física

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
DELMA PEREIRA DE ANDRADE.pdfDELMA PEREIRA DE ANDRADE6 MBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.