Please use this identifier to cite or link to this item: https://ri.unir.br/jspui/handle/123456789/2883
Title: Produção de um tutorial para a inserção de aulas experimentais no ensino do eletromagnetismo
Authors: Almeida, Fábio Prado de
Keywords: Eletromagnetismo
Métodos de aprendizagem
Processo de aprendizagem
Issue Date: 2019
Citation: Almeida, Fábio Prado de. Produção de um tutorial para a inserção de aulas experimentais no ensino do eletromagnetismo. 2019. 109 f. Trabalho de Conclusão de Curso (Mestrado Nacional Profissional em Ensino de Física - MNPEF) - Fundação Universidade Federal de Rondônia, 2019.
Abstract: Desde os estudos realizados por Hans Christian Oersted, o Eetromagnetismo contribuiu diretamente para o avanço da tecnologia tratando-se de um tema que está presente no nosso cotidiano. Sendo a sua abordagem no ensino médio indispensável para a aprendizagem, porém, essa é uma dificuldade encontrada por professores ao lecionar este tema. Portanto, a questão principal é como abordar o conteúdo de forma a despertar a curiosidade e a busca pelo conhecimento por parte do aluno. Em geral, os alunos consideram a Física uma disciplina formada por um conjunto de equações para serem aplicadas em resoluções de exercícios. O papel do professor é buscar metodologias que conciliem a teoria com o dia a dia, e atuem como uma ferramenta facilitadora no processo de ensino aprendizagem, sendo a utilização da experimentação uma das formas indispensáveis para a contextualização do conteúdo abordado. Diante do exposto, o trabalho apresenta um tutorial com um passo a passo, que foi aplicado em quatro turmas de duas escolas, e os resultados obtidos foram satisfatórios demonstrando que o uso das aulas experimentais como uma metodologia diferenciada pode atuar de forma significativa para o processo de ensino aprendizagem da Física.
Description: Dissertação apresentada ao Mestrado Nacional Profissional em Ensino de Física (MNPEF) através do Polo do Campus de Ji-Paraná, da Universidade Federal de Rondônia, como parte dos quesitos necessários para a obtenção do Título de Mestre em Ensino de Física
URI: http://ri.unir.br/jspui/handle/123456789/2883
Appears in Collections:MNPEF - Mestrado Nacional Profissional em Ensino de Física

Files in This Item:
File Description SizeFormat 
FÁBIO PRADO DE ALMEIDA.pdfFÁBIO PRADO DE ALMEIDA6,31 MBAdobe PDFView/Open
Fábio Prado de Almeida.pdfFicha catalográfica1,88 kBAdobe PDFView/Open


Items in DSpace are protected by copyright, with all rights reserved, unless otherwise indicated.