Use este identificador para citar ou linkar para este item: https://ri.unir.br/jspui/handle/123456789/2885
Título: Práticas escolares com as datas comemorativas: dia das mães e dia dos pais no ensino fundamental
Autor(es): Lucinéia de, Souza
Palavras-chave: Calendário Civil
Currículo Escolar
Prática Pedagógica
Data do documento: 2019
Citação: Souza, Lucinéia de. Práticas escolares com as datas comemorativas: dia das mães e dia dos pais no ensino fundamental. 2019. 59 f. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Pedagogia) - Fundação Universidade Federal de Rondônia, 2019.
Resumo: No calendário civil anual existem várias datas comemorativas, sendo estas oriundas de diversos segmentos, como: fatos históricos, datas religiosas e outras, podendo estas estar relacionadas também á acontecimentos culturais, étnicos e civis. E algumas dessas datas estão anualmente em evidencia na sociedade atual, e estas refletem diretamente no contexto escolar, estando presentes nos currículos das escolas brasileiras. E a escola por meio de sua função social conecta o aluno aos acontecimentos sociais por meio das práticas pedagógicas. Este estudo tem como objetivo entender como as práticas escolares com as datas comemorativas “Dia das Mães e Dias dos Pais, estão organizadas no currículo escolar no Ensino fundamental – Anos Iniciais, a partir dos referenciais teóricos de Ostetto, Vieira (2018), Tonholo (2013, 2014), Proêncio, Lira, Dominico( 2017), Maia (2015), Bernstein (2016) Freire (1987, 1996), Coll (2006), Silva, Bolze (2016), Pereira e Santos (2018), Veiga (2010). Para essa análise a metodologia adotada foi pesquisa bibliográfica em artigos já publicados sobre o tema, pesquisa documental, destacando dois documentos oficiais: a Base Nacional Comum Curricular (BNCC) e o Projeto Político Pedagógico da Escola (PPP) analise em livros didáticos vigentes, e pesquisa de campo com aplicação de um questionário á quatro professores (as), do ensino fundamental I, especificamente do 1° ao 5° ano, em uma escola no município de Ji-Paraná, RO, no ano de 2019. Com isto, buscou-se compreender como essas práticas pedagógicas com datas comemorativas dia das Mães e dia dos Pais estão inseridas em sala de aula nas escolas. Na perspectiva que essas duas datas estão relacionada a componente familiar: pai/mãe, e a família nuclear, ou seja, pai/mãe/filhos(as), adaptou-se as transformações sociais vigentes advindas de inúmeros fatores, a qual originou novos modelos de configurações familiares. A partir dos estudos chega ao resultado que, mesmo não sendo obrigatório pelo Ministério da Educação (MEC), órgão este que delineia as Bases educacionais para as escolas brasileiras, os professores trabalham sim as duas datas comemorativas, e esta sem maioria de forma ainda tradicional, sendo poucos os professores que usam uma prática de modo contextualizado com a realidade social do aluno, vinculado ao modelo e contexto familiar na qual ele vive. Conclui-se que o problema não é inserir estas datas comemorativas no currículo escolar, mas sim a forma de abordá-las na prática pedagógica, porque toda prática curricular necessita ser contextualizada com meio social ao qual o aluno vivencia, para que a aprendizagem desejada seja alcançada de modo significativo.
Descrição: Trabalho de Conclusão de Curso apresentado á Fundação Universidade Federal de Rondônia – UNIR, Campus de Ji-Paraná/RO, Departamento de Ciências Humanas e Sociais, como requisito avaliativo de conclusão do Curso de Licenciatura em Pedagogia
URI: http://ri.unir.br/jspui/handle/123456789/2885
Aparece nas coleções:Pedagogia (Trabalhos de Conclusão de Curso)

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
MONOGRAFIA_Lucineia_de_Souza_VERSAO FINAL.pdfLucineia de Souza727,87 kBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.