Use este identificador para citar ou linkar para este item: https://ri.unir.br/jspui/handle/123456789/2893
Registro completo de metadados
Campo DCValorIdioma
dc.contributor.authorSiqueira, Alex Bonfim-
dc.date.accessioned2020-02-14T19:46:29Z-
dc.date.available2020-02-14T19:46:29Z-
dc.date.issued2019-
dc.identifier.citationSiqueira, Alex Bonfim. Alguns efeitos pedagógicos do uso de oficinas nas aulas de física no ensino médio. 2019. 78 f. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Física) - Fundação Universidade Federal de Rondônia, 2019.pt_BR
dc.identifier.urihttp://ri.unir.br/jspui/handle/123456789/2893-
dc.descriptionTrabalho de Conclusão de Curso apresentado ao Departamento de Física de Ji-Paraná, Universidade Federal de Rondônia, Campus de Ji-Paraná, como parte dos quesitos para a obtenção do Título de Licenciado em Física.pt_BR
dc.description.abstractEste trabalho teve como objetivo fazer uma análise de alguns dos efeitos pedagógicos proporcionados pelo uso de oficinas pedagógicas nas aulas de física no ensino médio. Para isso, foram aplicadas duas oficinas pedagógicas em duas turmas de segundo ano do ensino médio de uma escola pública estadual, sendo aplicada uma em cada turma. Uma das oficinas, foi desenvolvida com a utilização de dois experimentos de baixo custo da área de termologia, a fim de abordar o conceito de calor, o de capacidade térmica, o de condução térmica e alguns conceitos relacionados, tais como, temperatura e calor específico. A outra oficina pedagógica foi aplicada utilizando-se de um software educacional como recurso para o ensino, sendo esse, o PhET (Physics Education Technology) estados da matéria: básico, com o intuito de abordar os estados físicos da matéria, bem como, as características de cada um desses estados. Para obtenção dos resultados e dos efeitos pedagógicos, foram aplicados questionários antes e depois de cada uma das oficinas pedagógicas. Com as aplicações das oficinas, houve um ganho de aprendizado por parte dos alunos, favorecendo o compartilhamento de vivências, a troca de experiências, a aquisição de conceitos físicos, além do aumento da capacidade de reflexão do educando e consequentemente uma ampliação da sua visão de mundo.pt_BR
dc.description.provenanceSubmitted by Alex Almeida (alex.almeida@unir.br) on 2020-02-14T16:29:21Z No. of bitstreams: 1 ALEX BONFIM SIQUEIRA.pdf: 2714670 bytes, checksum: 81dca04018b22f184af58b127eabf147 (MD5)en
dc.description.provenanceApproved for entry into archive by Alex Almeida (alex.almeida@unir.br) on 2020-02-14T19:46:13Z (GMT) No. of bitstreams: 1 ALEX BONFIM SIQUEIRA.pdf: 2714670 bytes, checksum: 81dca04018b22f184af58b127eabf147 (MD5)en
dc.description.provenanceApproved for entry into archive by Alex Almeida (alex.almeida@unir.br) on 2020-02-14T19:46:29Z (GMT) No. of bitstreams: 1 ALEX BONFIM SIQUEIRA.pdf: 2714670 bytes, checksum: 81dca04018b22f184af58b127eabf147 (MD5)en
dc.description.provenanceMade available in DSpace on 2020-02-14T19:46:29Z (GMT). No. of bitstreams: 1 ALEX BONFIM SIQUEIRA.pdf: 2714670 bytes, checksum: 81dca04018b22f184af58b127eabf147 (MD5) Previous issue date: 2019en
dc.subjectOficinas pedagógicaspt_BR
dc.subjectDidática em físicapt_BR
dc.subjectExperimentos didáticospt_BR
dc.subjectTermologiapt_BR
dc.titleAlguns efeitos pedagógicos do uso de oficinas nas aulas de física no ensino médiopt_BR
dc.typeOtherpt_BR
Aparece nas coleções:Física (Trabalhos de Conclusão de Curso)

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
ALEX BONFIM SIQUEIRA.pdfALEX BONFIM SIQUEIRA2,65 MBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.