Use este identificador para citar ou linkar para este item: https://ri.unir.br/jspui/handle/123456789/2896
Registro completo de metadados
Campo DCValorIdioma
dc.contributor.authorSantos, Monique Eves Souza dos-
dc.date.accessioned2020-02-14T19:49:30Z-
dc.date.available2020-02-14T19:49:30Z-
dc.date.issued2019-
dc.identifier.citationSantos, Monique Eves Souza dos. As dificuldades no ensino de física para o Ensino Médio: estudo de caso em uma escola da Rede Pública Estadual. 2019. 77 f. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Física) - Fundação Universidade Federal de Rondônia, 2019.pt_BR
dc.identifier.urihttp://ri.unir.br/jspui/handle/123456789/2896-
dc.descriptionTrabalho de Conclusão de Curso apresentado ao Departamento de Física de Ji-Paraná, Universidade Federal de Rondônia, Campus de Ji-Paraná, como parte dos quesitos para obtenção do título de Licenciada em Físicapt_BR
dc.description.abstractÉ crescente a preocupação dos docentes em relação as falhas no ensino na disciplina de Física no ensino médio, e para tentar explicar quais são estas falhas, apontam-se algumas causas, como: conhecimento básico em matemática dos discentes deficientes, desenvolvimento insuficiente de cognição, entre outros. Desta maneira, é perceptível que no processo de ensino-aprendizagem vários fatores interferem nos resultados, como as condições estruturais da instituição de ensino e as estratégias de ensino usadas pelos docentes, que devem motivar e envolver os alunos durante o processo de aprendizado. Entretanto, a avaliação dos resultados de aprendizagem alcançados ao término dos três anos de estudos revela carências crônicas nessa preparação pré-universitária. O presente trabalho busca apresentar as características do ensino de Física para o ensino médio, analisar a aplicabilidade prática dos modelos de aprendizagem utilizados pelos docentes de Física nesse nível de escolaridade, relatando as dificuldades apresentadas pelos alunos e apresentar modelos teóricos que abordam uma aprendizagem significativa para o ensino de Física. A pesquisa foi realizada na E.E.E.F.M. 28 de Novembro, em Ouro Preto do Oeste - Rondônia, para duas turmas do primeiro, segundo e terceiro ano do ensino médio, escolhidas aleatoriamente dentre as turmas do turno vespertino. Foi elaborado um questionário aberto com nove perguntas, a fim de visualizar a familiaridade dos alunos com a disciplina e indicar possíveis falhas na rotina de ensino/ aprendizagem da escola. Foram aplicados 158 questionários, sendo respondidos apenas 102, e a faixa etária dos alunos se dá entre os 15 e 20 anos de idade. Mais de 80% dos alunos do primeiro ano e mais de 70% do segundo ano afirmaram gostar de Física, enquanto menos de 40% do terceiro tiveram a mesma resposta. A maioria dos alunos de todas as séries afirmaram que o ensino de Física é importante, e conseguem relacioná-la com seu cotidiano, porém não gostariam de estudá-la, se tivessem esta opção. Cerca de 83% dos alunos do último ano realizaram experimentação na disciplina de Física, porém a grande maioria dos alunos do primeiro segundo anos não tiveram esta oportunidade. De cada dez alunos do primeiro ano, três possuem dificuldade na disciplina, e esta proporção chega a seis alunos no terceiro ano. Os alunos responderam que seus docentes têm domínio sobre o conteúdo, porém, através de suas sugestões, revelaram que não realizam experimentos, e trouxeram como sugestão para melhoria no ensino. A proposição de metodologias ativas de ensino, como o conjunto do método Ensino sob Medida - EsM e a Instrução pelos Colegas - IpC se mostra como alternativa viável para possível melhoria do ensino médio da escola e, quando considerada a situação, para outras escolas do município em questão, visando a melhoria do aprendizado e construção cognitiva dos alunos, podendo não apenas ser aplicada a disciplina de Física, como para os demais componentes curriculares do ensino médio.pt_BR
dc.description.provenanceSubmitted by Alex Almeida (alex.almeida@unir.br) on 2020-02-14T19:08:25Z No. of bitstreams: 1 MONIQUE EVES SOUZA DOS SANTOS.pdf: 2027414 bytes, checksum: d36b687ece4e400131fd00df64a14c25 (MD5)en
dc.description.provenanceApproved for entry into archive by Alex Almeida (alex.almeida@unir.br) on 2020-02-14T19:48:28Z (GMT) No. of bitstreams: 1 MONIQUE EVES SOUZA DOS SANTOS.pdf: 2027414 bytes, checksum: d36b687ece4e400131fd00df64a14c25 (MD5)en
dc.description.provenanceApproved for entry into archive by Alex Almeida (alex.almeida@unir.br) on 2020-02-14T19:48:32Z (GMT) No. of bitstreams: 1 MONIQUE EVES SOUZA DOS SANTOS.pdf: 2027414 bytes, checksum: d36b687ece4e400131fd00df64a14c25 (MD5)en
dc.description.provenanceApproved for entry into archive by Alex Almeida (alex.almeida@unir.br) on 2020-02-14T19:49:30Z (GMT) No. of bitstreams: 1 MONIQUE EVES SOUZA DOS SANTOS.pdf: 2027414 bytes, checksum: d36b687ece4e400131fd00df64a14c25 (MD5)en
dc.description.provenanceMade available in DSpace on 2020-02-14T19:49:30Z (GMT). No. of bitstreams: 1 MONIQUE EVES SOUZA DOS SANTOS.pdf: 2027414 bytes, checksum: d36b687ece4e400131fd00df64a14c25 (MD5) Previous issue date: 2019en
dc.subjectDificuldade de aprendizagempt_BR
dc.subjectCompetência profissionalpt_BR
dc.subjectDidáticapt_BR
dc.subjectEstrutura de ensinopt_BR
dc.titleAs dificuldades no ensino de física para o Ensino Médio: estudo de caso em uma escola da Rede Pública Estadualpt_BR
dc.typeOtherpt_BR
Aparece nas coleções:Física (Trabalhos de Conclusão de Curso)

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
MONIQUE EVES SOUZA DOS SANTOS.pdfMONIQUE EVES SOUZA DOS SANTOS1,98 MBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.