Use este identificador para citar ou linkar para este item: https://ri.unir.br/jspui/handle/123456789/2897
Título: Análise das Aplicações das Atividades Experimentais no Ensino de Física nas Escolas Estaduais de Ensino Fundamental e Médio do Município de Presidente Médici
Autor(es): Silva, Zacarias Euclides
Palavras-chave: Atividade experimental
Aula Prática
Processo de aprendizagem
Data do documento: 2019
Citação: Silva, Zacarias Euclides. Análise das aplicações das atividades experimentais no ensino de física nas escolas estaduais de ensino fundamental e médio do município de Presidente Médici. 2019. 103 f. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Física) - Fundação Universidade Federal de Rondônia, 2019..
Resumo: Para a realização deste Trabalho de Conclusão de Curso (TCC), o qual recebe o título denominado, análise das Aplicações das Atividades Experimentais no Ensino de Física nas Escolas Estaduais de Ensino Fundamental e Médio do Município de Presidente Médici, realizou-se uma pesquisa quantitativa de caráter social com os professores que lecionam ciências no nono ano do ensino fundamental e física no ensino médio nas escolas estaduais do município citado acima, com o intuito de estudar e analisar como estão lidando com experimentação como ferramenta de ensino. Levando em consideração que este tipo atividade pode surtir um efeito positivo na aprendizagem dos alunos, foi apresentado um embasamento teórico sobre o assunto. Num primeiro momento fez-se um estudo histórico das aplicações das atividades experimentais no ensino de física. Nesta ocasião, verificou-se que esta prática de ensino já acontece desde início do século XIX na França, de maneira tradicionalista. Ainda teoricamente, foram apresentadas algumas sugestões de ensino de física envolvendo esta metodologia de ensino, tais como: utilização da prática experimental como estratégia de ensino, a prática experimental e interação social, o papel do professor utilizando o método experimental, o papel do aluno diante do método experimental, a experimentação para introduzir um conteúdo novo e as atividades de demonstração e experimentação. Todos esses temas foram apresentados para embasar o sentido das aulas práticas para fazer comparações com o resultado da pesquisa. O desfecho da pesquisa foi através de tabelas e gráficos dos resultados colhidos com comentários relevantes ao tema. Na análise da pesquisa constatou-se que apesar dos obstáculos encontrados, a maioria dos professores estão ensinando seus alunos com esta ferramenta, sendo destacado o experimento de baixo custo como um dos principais meios utilizados e com o principal objetivo de reforçar entendimento dos alunos depois de apresentar o conteúdo.
Descrição: Trabalho de Conclusão de Curso apresentado ao Departamento de Física de Ji-Paraná, Universidade Federal de Rondônia, Campus de Ji-Paraná, como parte dos quesitos para a obtenção do Título de Licenciado em Física
URI: http://ri.unir.br/jspui/handle/123456789/2897
Aparece nas coleções:Física (Trabalhos de Conclusão de Curso)

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
ZACARIAS EUCLIDES DA SILVA.pdfZACARIAS EUCLIDES DA SILVA1,69 MBAdobe PDFVisualizar/Abrir
Folha de aprovação Zacarias.pdfFolha de aprovação Zacarias142 kBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.