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Título: Conhecendo o atendimento à pessoa surda em estabelecimentos do município de Ji-Paraná/RO
Autor(es): Fialho, Suédi Nogueira
Palavras-chave: Inclusão Social
Pessoa surda
Língua Brasileira de Sinais
Data do documento: 2017
Citação: Fialho, Suédi Nogueira. Conhecendo o atendimento à pessoa surda em estabelecimentos do município de Ji-Paraná/RO. 2019. 42 f. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Pedagogia) - Fundação Universidade Federal de Rondônia, 2019..
Resumo: O presente trabalho tem por objetivo entender e identificar se alguns estabelecimentos comerciais, órgão estadual e municipal de Ji-Paraná/RO estão incluindo homens e mulheres surdos e/ou deficientes auditivos quanto às relações comerciais, prestações de serviços e atendimento. Em relação aos objetivos específicos, este estudo verifica como é o atendimento às pessoas surdas, se os funcionários participaram de alguma palestra, curso ou componente curricular sobre Libras, qual a concepção de inclusão dos funcionários colaboradores da pesquisa e se havia a figura do intérprete de Libras nestes estabelecimentos participantes que foram: 1 (um) Hospital Privado (Hospital Cândido Rondon), 2 (dois) Bancos (Banco do Brasil e Caixa Econômica Federal) e 1 (um) Fórum Eleitoral do município de Ji Paraná/RO, e todos estão localizados no primeiro distrito. Para a realização deste estudo de abordagem qualitativa, utilizamos como referencial teórico os seguintes autores: Stumpf (2008), Rodriguero (2000), Campbell (2009), Damázio (2007), Araújo (2012) entre outros. Em relação à pesquisa de campo, a metodologia utilizada foi exploratória, tendo como instrumento para coleta de dados um questionário, aplicado a quatro profissionais que atuam nos estabelecimentos supramencionados. Assim, após análise dos dados foi possível identificar que os(as) funcionários(as) colaboradores(as) afirmaram que já ouviram falar sobre o assunto surdez ou participaram de cursos ofertados pela instituição na qual trabalham, mas tinham pouco interesse sobre o atendimento bilíngue. Houve um caso da ausência de atendimento a surdos, e em três instituições os surdos sempre estavam acompanhados de alguma pessoa ouvinte. No entanto, concluímos que apesar de se falar muito em inclusão, poucos de fato sabem o que é. É importante que sejam oportunizados aos profissionais que atendem ao público espaços para discussão e aprendizado acerca do atendimento de pessoas deficientes, em especial os surdos.
Descrição: Monografia apresentada ao curso de Pedagogia da Fundação Universidade Federal de Rondônia – UNIR, Campus de JiParaná, Departamento de Ciências Humanas e Sociais – DCHS, como requisito avaliativo de conclusão do Curso de Licenciatura em Pedagogia
URI: http://ri.unir.br/jspui/handle/123456789/2902
Aparece nas coleções:Pedagogia (Trabalhos de Conclusão de Curso)

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